Coluna do Editor 24/08/2021

2

Apareceu!

Na semana passada um grupo de ‘moradores’ do distrito de Novo Sobradinho na Prefeitura de Toledo. Foram tentar resolver o impossível, ou seja, loteamentos irregulares, algo que está se tornando perigosamente rotineiro em Toledo. O mais engraçado foi ver, na foto, um vereador que não apareceu uma vez sequer nas reuniões da Comissão Especial na Câmara Municipal para analisar o projeto do Lote Social, devidamente aprovado no Legislativo. Agora, para discutir lote irregular, aí ele quer aparecer. Parece Jesus ressuscitando!

Beira de rio

Não é preciso pesquisar muito para descobrir várias propriedades construídas na beira do rio, sem qualquer respaldo legal. E a fiscalização…

Mulher

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Solange Pierina Dalla Rosa, convoca as conselheiras para reunião ordinária no dia 25 de agosto, próxima quarta-feira, às 15 horas. Dois dos assuntos em pauta são a apresentação do processo de transição da Secretaria de Políticas para Mulheres e a composição de comissão para processo eleitoral CMDM.

Pedágio

Em entrevista a Paulo Weber Júnior, na Rádio Integração, um dos maiores envolvidos no Oeste PR contra o Pedágio, Cássio Cavaleri, cobrou um maior envolvimento de pessoas que defenderam o presidente Jair Bolsonaro até poucos dias. “Boa parte da direita de Toledo está quieta em relação ao pedágio”, disparou Cavaleri, citando agricultores e empresários que não estão, segundo ele, nem aí para mais um imposto embutido que será instalado no Paraná.

Perrengue

O vice-prefeito Ademar Dorfschmidt passou um ‘perrengue’ no fim de semana com uma postagem de cunho pessoal. A resposta, digamos, foi bastante direta em sua conta pessoal numa rede social.

Vagabundo

“Aí o vagabundo faz o Fake posta palavra sujas, e outros fazem o print sai espalhando para denigrir (N.R. O correto seria denegrir) nossa imagem!! Envolvendo a vida de pessoas simples e de bom caráter!! Reflita se esta postagem no fake fosse da sua família, olhe para sua esposa e filhos como se sentiria? Difamar, caluniar a vida pessoal… Questão de honra achar o autor da publicação!”, trouxe a postagem do vice.

Cibercrimes

Ainda sobre o tema, fake news, a Assembleia Legislativa anunciou que vai solicitar a abertura de investigação pelo Núcleo de Combate aos Cibercrimes (Nuciber) da Polícia Civil para identificar e responsabilizar a autoria de fakenews e ataques divulgados nas redes sociais contra o primeiro vice-presidente, deputado Tercilio Turini (CDN). Montagens maldosas e criminosas de vídeo distorcem os fatos e a verdade, prejudicando a imagem e colocando em risco as prerrogativas do Poder Legislativo paranaense. O vídeo traz declarações fora de contexto, que induzem a interpretações erradas com claro objetivo de atacar a honra do deputado Tercilio Turini.

Repúdio

A Assembleia Legislativa do Paraná repudia as ações criminosas e desafia os autores a virem a público para o embate limpo e democrático. “A Assembleia não vai se intimidar, atuando com firmeza pela punição do autor de fakenews e de quem propagar falsas informações. Isso é crime. O Poder Legislativo não pode ser covardemente atacado, assim como nenhum cidadão ou instituição. A Assembleia tem legitimidade para decidir sobre projetos de lei, os deputados são eleitos pelo voto popular”.

Luto

Meus sentimentos à família do ex-vereador e secretário municipal em Toledo, Sérgio Recalcatti, falecido no último fim de semana, vítima de Covid-19.