A magia do espetáculo

2

O Teatro Municipal de Toledo abre as portas para celebrar 22 anos. As atividades estão sendo retomadas gradativamente. As comemorações desta data ficarão ainda mais grandiosas com a participação do público afinal, o Teatro ganha ‘vida’ quando tem plateia, quando tem interação, quando tem espetáculo.

A inauguração do Teatro Municipal de Toledo ocorreu no dia 26 de novembro de 1999. Foi uma noite surpreendente e marcante, pois, a partir daquela data, Toledo e região foram impactados com a presença de uma grande obra que tinha como objetivo fomentar a cultura. A ideia, visionária para a época, colocou a cidade na rota dos shows e dos espetáculos variados. Abriu oportunidades para o surgimento de novos talentos e de novas oportunidades culturais.

A cultura; a responsável por refletir o modo de vida da sociedade. Com a cultura é possível interferir no modo de pensar ou agir de um cidadão. Ela fortalece a identidade de um povo e colabora para o desenvolvimento de cada pessoa.

O Teatro torna-se o palco da diversidade, assim como é a cultura. A população deve estar aberta as intervenções culturais e, às vezes, mesmo não gostando ou admirando, ela cumpre com o seu papel, porque de alguma maneira te causou desconforto, te tirou do comodismo e da inércia. Esse é o papel da cultura: ter o dom da mudança.

O Teatro é um local em que a população pode respirar cultura e, em Toledo, o local responsável por inúmeros espetáculos que alimentam a alma do público, já passou por diversas mudanças. As reformas são inúmeros; também permaneceu interditado e por algum período o público não pode acompanhar o dom de um artista. E quando voltou a abrir as portas, o Teatro novamente foi fechado, agora devido a pandemia. O momento é diferente e aos poucos as atividades são retomadas, assim como as belas apresentações e espetáculos realizados no Teatro de Toledo.

A cultura pode estar dentro do Teatro, mas ela também precisa ser difundida para outros locais e chegar a todas as pessoas. Somente o acesso à ela permite a mudança do pensamento e do comportamento. Afinal, um Teatro sem a magia do espetáculo não tem o mesmo brilho.