Gangorra política

0 33

Nos últimos dias Toledo vem sendo sacudida com filiações bombásticas em partidos que a cada novo dia mostram se tratar de mais do mesmo. Hoje é praticamente impossível saber qual legenda é de qual filosofia, ainda mais quando partidos de ‘direita’ atraem políticos de ‘esquerda’ e vice-versa. Até o fim dessa janela, que permite a troca de lado sem qualquer risco da perda do mandato para vereadores. Até agora, dentro da Câmara, as mudanças foram poucas, o que de certa forma até surpreende diante dos comentários nos bastidores do Legislativo.

Talvez o fato mais surpreendente até agora seja uma ‘debandada’ dentro das fileiras do Progressistas, com destaque para a filiação do ex-vereador Renato Reimann ao PL, onde irá dividir espaço com o vice Ademar Dorfschmidt. As demais filiações não chegaram a ser surpresa.

Em relação ao Progressistas, o partido busca se reinventar após um momento de turbulência vivido pela morte do então deputado federal José Carlos Schiavinato. Isso fez o PP rever seu ‘plano de voo’. A eleição de Dilceu Sperafico para um novo período dentro da Câmara Federal foi crucial para isso. E esse planejamento forçado mostrou ser necessário e que a direção da legenda compreendeu o momento, tanto que até agora tem mantido o discurso de humildade ao nem cogitar lançar um nome a prefeito, embora tenha atraído boas lideranças para recompor suas fileiras. Além disso, tem buscado manter o grupo mais ligado à direita em torno de um único nome: de Mario Costenaro, ex-presidente da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit).

Já o prefeito Beto Lunitti tem buscado ampliar sua base de apoio e, nesse ponto, a chegada do PL reequilibra as forças, ainda mais porque a esquerda mais ‘raiz’ deverá manter o apoio a Nelsi Welter, esposa do deputado federal Elton Welter, considerada por muitos o fiel da balança em mais uma eleição municipal que se avizinha e deverá ser uma vez mais equilibrada, como quase sempre tem sido ao longo da história. Por isso a cada novo dia essa gangorra política precisa ser acompanhada de perto porque ela pode sim refletir no resultado final para a escolha de quem irá comandar o Centro Cívico Tancredo Neves a partir de 1º de janeiro de 2025.

Deixe um comentário