Quando há vontade…

0 196

Em sua edição de quinta-feira (14), o JORNAL DO OESTE destacou o trabalho realizado pelo Clube de Ciências do Colégio Estadual Jardim Porto Alegre, que se tornou um verdadeiro polo de pesquisadores juniores com destaque em congressos e feiras nacionais e internacionais. Hoje uma referência não apenas em Toledo, mas dentro do Estado do Paraná quando se trata de pesquisas com estudantes. Tanto assim que dois ex-estudantes do Colégio Estadual Jardim Porto Alegre participam da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace). A 22ª edição acontece na USP, na capital paulista, de 18 a 22 de março.

A Febrace é a maior mostra nacional de projetos de Ciências e Engenharia, desenvolvidos por estudantes do ensino fundamental, médio e técnico de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal. Os trabalhos finalistas foram selecionados entre 500 semifinalistas, escolhidos em uma etapa anterior, feita a distância, na qual foram avaliados os 2.900 projetos inscritos, um número recorde considerando os 22 anos da Febrace. São 226 projetos finalistas nesta edição, o que demonstra a qualidade do trabalho realizado dentro de uma escola pública, com professores da rede pública.

A agente educacional Dionéia Schauren é coordenadora deste projeto sensacional que participa pelo oitavo ano da Febrace. Ou seja: não é obra do acaso! É trabalho mesmo! E trabalho sério, tanto por parte da escola, quanto dos professores envolvidos, mas sobretudo por parte dos próprios estudantes, afinal, de nada adiantaria tanta dedicação se não houvesse a reciprocidade no ‘consumidor final’.

Os resultados do Clube de Ciências do Colégio Estadual Jardim Porto Alegre são a prova de que não é preciso estar em grandes centros para se fazer trabalho de qualidade. Basta apenas planejamento e sequência de trabalho. Basta boa vontade, amor, apreço, carinho e dedicação àquilo que se faz e, quando há vontade…

Deixe um comentário