Violência desmedida

0 43

O caso estarrecedor da mulher que não apenas matou, mas esquartejou e o queimou numa churrasqueira ainda repercute em Toledo, afinal, a cidade até pouco tempo sempre foi considerada tranquila. Pelo seu tamanho e localização, sem dúvida Toledo era uma espécie de ‘oásis’ em meio ao território perigoso do Extremo Oeste do Paraná que, pela proximidade com o Paraguai se torna uma rota de contrabando, descaminho e, claro, outros tipos de crimes.

Mas este não foi o único caso desta sexta-feira maluca vivida no setor policial. Tanto a Polícia Militar, quanto a Guarda Municipal realizaram prisões, apreensões, batidas e operações que mostram um dos motivos para a cidade ser relativamente segura: aqui as forças de segurança trabalham. Agem com rapidez e determinação no combate ao crime. Mérito das equipes treinadas e preparadas para enfrentar situações das mais diversas.

A violência desmedida dos últimos dias não serve de parâmetro. Mas que servisse, é preciso olhar pelo lado do ‘copo meio cheio’, pois a autora deste crime bárbaro foi presa, assim como o homem que matou a ex-companheira a facadas na frente de duas crianças. Adolescentes foram presos por um roubo cometido no final do ano passado e o motorista do caminhão que causou um gravíssimo acidente em janeiro deste ano, vitimando três pessoas da mesma família, também deverá ser indicado por homicídio.

Prova do bom trabalho da polícia como um todo.

Mas é preciso ressaltar o excelente trabalho de bastidores que resulta no êxito das operações. A Polícia Científica e os setores de investigação e inteligência, tanto da Civil quanto da Militar, mostram que o sucesso de uma condenação passa necessariamente pela coleta da maior quantidade de informações e dados possíveis para comprovar um crime.

Também é preciso ressaltar que parte desse aumento de crimes passa pelo próprio crescimento da cidade e a chegada de mais e mais pessoas de outros lugares, nem sempre todos apenas com o objetivo de tentar uma vida melhor. O crime é um mal que não respeita fronteiras, portanto, quanto melhor for o trabalho das forças de segurança e o envolvimento da comunidade, menor será a criminalidade.

Deixe um comentário