Voar, voar…

0 375

O agora nominado Aeroporto Regional do Oeste, em Cascavel, quebrou mais um recorde ano passado ao registrar mais de 373 mil passageiros. O número é cerca de 35% superior a marca de 2022 que já tinha sido histórica, com 276.972 usuários.  É Cascavel voando mais alto e se consolidando na rota aeroportuária do Brasil. E não há como discordar dessa afirmação.

E os números deverão subir ainda mais neste ano, quando uma nova companhia aérea começar a operar – agora no próximo dia 31 de março – ligando Cascavel ao Aeroporto de Congonhas, no Centro de São Paulo, conhecido por fazer conexões com o Brasil inteiro. Será a 4ª companhia a operar no aeroporto.

Outra novidade importante na aviação de Cascavel, é o uso do Papi, que começará a operar a partir do dia 29 de fevereiro. É um sistema de iluminação instalado ao lado da pista que indica aos pilotos em aproximação se estão no ângulo e altitude corretas para o pouso. O sistema dará melhor condição de visibilidade em condições adversas, ou seja neblina e mau tempo. O sistema também indica se a altura da aeronave está adequada ou não para fazer a rampa de descida, um dos grandes problemas do aeroporto.

Atualmente, Cascavel tem destinos para Curitiba, Campinas e Guarulhos. E o objetivo é que a oferta de voos e destinos aumente a cada ano, ofertando mais possibilidades aos passageiros de todo o Brasil, mas principalmente para os moradores de Cascavel e região, incluindo aí Toledo que, além de perder o único voo diário que tinha a Campinas (SP), não consegue atrair outras companhias justamente pela proximidade de um aeroporto maior e com melhor estrutura. O diferencial do Aeroporto Municipal Luiz Dalcanale Filho é a pista, uma das melhores do país, mas que por sua localização impossibilita a operação com aeronaves maiores, como é o caso de Cascavel.

Não que o Aeroporto de Toledo seja inviável, porém, é preciso mudar o foco e torná-lo operacional para voos executivos, algo que a estrutura comporta sem maiores problemas e com alternativas para ampliar e melhorar caso seja necessário. Sonhar com voos maiores no momento atual é terminar tal qual Ícaro na mitologia.

Deixe um comentário