Mauro Picini Programe-se 21/01/2022

1

Definidos os candidatos ao Top Tur 2022…

Membros da Comissão de Homologação, na reunião de identificação dos candidatos realizada na Fecomércio-PR (Foto Divulgação)

Amigos já iniciou a votação popular nos candidatos ao Top Tur | Prêmio Panorama do Turismo | Profissionais do Ano | 2021. Durante dois meses, até 12 de março, o público poderá manifestar suas preferências, através de formulário a ser disponibilizado na internet. O sistema de voto, porém, permitirá apenas uma participação por IP. Estou concorrendo a Divulgação Turística: Mauro Pìcini (Jornal do Oeste/RICtv-Toledo) e conto com voto de vocês. Quem desejar votar nos candidatos precisará acessar, o formulário próprio no site https://www.panoramadoturismo.com.br/top-tur-premio-panorama-do-turismo-profissionais-do-ano-2021.

Em reunião da Comissão de Homologação, os concorrentes dessa décima edição do prêmio foram identificados com base em indicações das secionais paranaenses da Abav, ABIH, Abrasel, Abrajet e Abeoc, mais da ABGTur, da Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio-PR e de instâncias de governança regional convidadas. Os vencedores serão anunciados apenas em abril, na festa de entrega do cobiçado troféu.

Os candidatos
Os profissionais indicados ao prêmio, por categoria e em ordem alfabética, são: Meio de hospedagem: Alceu Vezozzo Filho (Bourbon Convention Hotel – Curitiba), Diego Vezzaro (San Juan Hotéis – Curitiba), Elias Rodrigues (Grupo Hotéis HCC – Curitiba), Giovani Rafagnin (Rafain Palace Hotel – Foz do Iguaçu) e Jayme Canet Neto (Hotéis Deville – Curitiba); Estabelecimento Gastronômico de Interesse Turístico: Conchita López (Restaurante Bar Palácio – Curitiba), Fredy Ferreira (A Caiçara – Curitiba), Harry Reinerth (Cervejaria Donau Bier – Guarapuava), Jorge Tonatto (Bar do Alemão – Curitiba) e Leonardo Leão (Deck Bar – Londrina); Agência de Turismo Receptivo: Adonai Arruda Filho (BWT Operadora – Curitiba), Bibiana Antoniacomi (Special Paraná – Curitiba), Felipe Santiago Gonzalez (Cassino Tur Receptivo – Foz do Iguaçu), Onésimo Santos de Anunciação (Onetur Turismo Receptivo – Curitiba) e Silvio Gonzalez (Central Tours Iguassu Service – Foz do Iguaçu); Agência de Turismo Emissivo: Cristiane Yuri Toma (KTS Viagens e Turismo – Londrina), Fabio Stabia (Stabia Viagens – Curitiba), Ítalo Antônio Fantinato (IAF Turismo – Curitiba), Lissandra A. Simionato (Star Turismo – Curitiba) e Sergio Maciura (Dnipró Gold Agência de Viagens e Turismo – Curitiba); Operadora de Turismo: Adonai Arruda Filho (BWT Operadora – Curitiba), Aroldo Schultz (Schultz Operadora de Turismo – Curitiba), Eraldo Palmerini (Grupo BRT – Curitiba), Pedro C. Vega Falcon (Personal Brasil – Curitiba) e Pedro Kempe (Domus Viagens – Curitiba); Empresa de Eventos: Carlos Eduardo Frezarin (Frezarin Eventos – Londrina), Gislaine Queiroz (Única Recepção – Curitiba), Mac Lovio Solek (Prime – Curitiba), Maria Belmira M. Angeli (De Angeli Eventos – Foz do Iguaçu) e Martha Oliveira (Equalizee Eventos – Foz do Iguaçu); Espaço de Eventos: Elias Rodrigues (Grupo Hotéis HCC – Curitiba), Julio Cesar Hezel (Buffet Nuvem de Coco – Curitiba), Marcelo Franco (Espaços de Eventos Positivo – Curitiba), Valentim Benato (Expotrade Convention Center – Pinhais) e Vanessa Delboni (Rafain Convention Center – Foz do Iguaçu); Divulgação Turística: Alberto Melo Viana (Curitiba), Lúcio Freire dos Santos (Icaraíma), Luiz Júlio Zaruch (Curitiba), Mauro Pìcini (Jornal do Oeste/RICtv-Toledo) e Patrícia Iunovich (Foz do Iguaçu); Guia de Turismo: Denise Stica Guimarães (Curitiba), Luci Jacomel Kowalczuk (Curitiba), Marise Aparecida Freder (Curitiba), Nancy Abreu (Curitiba) e Thomas Arthur Hecke (Curitiba); Iniciativa do Ano: Ampliação e melhorias no Aeroporto das Cataratas | Foz do Iguaçu, Blitz Cadastur | Adetur Litoral, Circuito Ivaí Adventure, Circuito Gastronômico Campos Gerais e Criação da Escola de Turismo de Curitiba | IMT IMAP; Canal Digital de Promoção do Turismo de Destinos Paranaenses: Instagram Adetur Cataratas & Caminhos, Instagram Plug | RPC, Site www.turismo.faxinal.pr.gov.br, Site O que fazer Curitiba e TV Paraná Turismo; Personalidade do Ano: Jayme Canet Neto, Paulo Angeli, Priscila Cazarim e Trícia Sander.

Empresa instalada no Biopark desenvolve expertise para inclusão de novos produtos no mercado agrícola

Em pouco mais de um ano de atuação, empresa já contribuiu para que cerca de 60 produtos sejam registrados em órgãos fiscalizadores

Em pouco mais de um ano de atuação, a empresa Biogenesis, agritech residente no Biopark, contribuiu para o registro de aproximadamente 60 produtos agrícolas em órgãos como o MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária e o IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis.

Além de cuidar de toda a parte burocrática, a empresa realiza testes em laboratórios ou a campo com apoio de pesquisadores em diferentes estados. Entre os clientes atendidos estão industrias de fertilizantes que querem analisar o quanto o produto tem de potencial no desenvolvimento vegetal, ou fabricantes de inoculantes que precisam realizar estudo de eficiência agronômica, além de alguns Centros de Pesquisas.

O fato de estar inserida dentro do Biopark também tem colaborado para que a Biogenesis traga contribuições para outras empresas residentes no Ecossistema, como a também residente Bio Hanush, de Marechal Cândido Rondon. Com o trabalho em conjunto foi possível registrar o estabelecimento e um fertilizante da empresa junto ao MAPA. “Nós auxiliamos na documentação e nos estudos que dão suporte aos resultados que vão ser encaminhados ao Ministério da Agricultura”, explica Jeferson Klein, fundador da Biogenesis.

A Biogenesis também tem ajudado empresas internacionais a inserirem seus produtos no Brasil. Como é o caso da residente Biosamer, do Chile, fabricante de probióticos e que está recebendo o apoio para registro do estabelecimento junto ao MAPA e na pesquisa de novos produtos para inserção no mercado brasileiro.

Além desse trabalho, a empresa também atua com consultoria, ensaios de campo e laboratório e também desenvolve projetos próprios ou de terceiros na busca por editais de fomento. Um dos casos mais recentes é com a empresa Metalfen, de Jesuítas, que está desenvolvendo um trabalho inédito na elaboração de uma mini-indústria que utiliza biomassa como fertilizantes orgânicos e conseguiu um aporte de mais de R$ 270 mil através de edital de fomento. “Nesse caso, o edital vai viabilizar os recursos necessários para o desenvolvimento de toda a tecnologia”, acrescenta Jeferson.

No início de dezembro, a empresa recebeu o selo Biopark e foi destaque com maior taxa de crescimento durante o ano de 2021 entre as empresas residentes no Parque. “Estar inseridos nesse Ecossistema tem trazido grandes contribuições para o nosso crescimento, seja no contato com possíveis clientes, como todo o suporte que o Biopark oferece para a nossa empresa crescer”, acrescenta Jeferson.


Arthur no Restaurante Filezão