Mauro Picini – Sociedade & Saúde – 31/01/2024

0 33

Saiba como detectar precocemente o câncer de boca

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima-se 11.180 casos novos de câncer de boca em homens e 4.010 em mulheres para cada ano do triênio 2020-2022. As regiões Sudeste e Sul apresentam as maiores taxas de incidência e de mortalidade da doença.
Segundo Marcelo Kyrillos, cirurgião-dentista e especialista em saúde e função da boca do Ateliê Oral, a recomendação é procurar o dentista ao observar os seguintes sintomas:
Lesões na cavidade oral ou nos lábios que não cicatrizam por mais de 15 dias; dor persistente na boca, na garganta ou no ouvido; dificuldade ao engolir; qualquer inchaço ou nódulo na boca, na garganta ou no pescoço que não diminuem; rouquidão ou mudanças na voz que persistem.
Além disso, aparecimento de manchas brancas ou vermelhas na língua, nas gengivas, no palato ou na mucosa bucal; sangramento na boca sem razão aparente; dormência ou perda de sensação em qualquer parte da boca ou lábios. O especialista completa que os sintomas podem evoluir para dificuldade na fala e na mastigação e sensação de que há algo preso na garganta.

Entenda e se proteja – Kyrillos destaca que apenas um especialista poderá fazer um diagnóstico correto e indicar o melhor tratamento, uma vez que o diagnóstico precoce do câncer de boca já permite identificar lesões suspeitas.
“A recomendação de “visitar periodicamente o dentista” não deve ser normalizada, como uma frase de efeito. Deve ser enxergada como uma orientação vital e obrigatória para a saúde em sua forma integral, visto que o profissional dentista não deve se limitar a olhar os dentes. Na boca, além de cáries, infiltração e demais problemas mais conhecidos, podem ser diagnosticados tumores e outros males que vão impactar todo o organismo. A boca é a porta de entrada para a saúde e para as doenças”, enfatiza.
O especialista destaca que, por ser uma doença que pode desenvolver tumores malignos na região bucal, o paciente deve ficar atento se o seu dentista observa periodicamente as gengivas, as bochechas, o céu da boca, a língua (principalmente as bordas), além da região embaixo da língua, nos lábios e amígdalas também.

Como prevenir – O especialista acrescenta que atitudes simples do dia a dia podem diminuir as chances de desenvolver a maioria das doenças malignas, inclusive os tumores na boca, que são os mais comuns tipos de câncer de cabeça e pescoço no Brasil.
Entre as medidas estão evitar o cigarro – visto ser o tabagismo um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento desse tipo de câncer – cortar o consumo excessivo de álcool e a exposição excessiva ao Sol.
Falando em Sol, principalmente nessa época do ano, é importante alertar: ele pode danificar de forma significativa a pele dos lábios, que é muito sensível. O uso de protetor solar labial com um bom fator de proteção solar (FPS) é essencial para todos, pois ajuda a prevenir queimaduras solares e danos causados pelos raios UV, que podem aumentar o risco de câncer de lábios e de pele ao redor da boca, de acordo com Kyrillos.
O especialista alerta ainda para alguns tipos de HPV que estão associados ao desenvolvimento de câncer bucal, principalmente o HPV16, sendo a vacinação contra o vírus uma estratégia eficaz para reduzir o risco de câncer.
Higiene bucal e uma dieta rica em alimentos saudáveis, sempre.

Tratamento e cura – Dados da Fundação do Câncer informam que os tumores quando diagnosticados no início têm um tratamento mais rápido e eficaz, com 80% de chances de cura, sendo quase dispensáveis intervenções cirúrgicas.
“É importante que a população saiba que, além dos dentistas particulares, unidades de saúde oferecem ao longo do ano exames bucais vitais para a detecção precoce da doença. Então, não há desculpas para fugir. É preciso estar atento e em dia com a saúde”, completa.

Câncer Bucal
Procure o dentista ao sinal dos seguintes sintomas:

  • Lesões na cavidade oral ou nos lábios que não cicatrizam por mais de 15 dias;
  • Dor persistente na boca, na garganta ou no ouvido;
  • Dificuldade ao engolir;
  • Inchaço ou nódulo na boca, na garganta ou no pescoço que não diminuem;
  • Rouquidão ou mudanças na voz que persistem;
  • Aparecimento de manchas brancas ou vermelhas na língua, nas gengivas, no palato ou na mucosa bucal;
  • Sangramento na boca sem razão aparente;
  • Dormência ou perda de sensação em qualquer parte da boca ou lábios;
  • Dificuldade na fala e na mastigação;
  • Sensação de que há algo preso na garganta.

O que o seu dentista precisa examinar periodicamente:

  • Gengivas;
  • Bochechas;
  • Céu da boca;
  • Língua (principalmente as bordas);
  • Região embaixo da língua;
  • Lábios;
  • Amígdalas.

Como prevenir

  • Evitar o cigarro
  • Evitar o consumo excessivo de álcool
  • Evitar a exposição excessiva ao Sol.
  • Usar protetor solar labial.
  • Ter a vacinação contra o vírus do HPV
  • Higiene bucal com idas periódicas ao dentista.
  • Dieta rica em alimentos saudáveis, sempre.

Prati-Donaduzzi oferece curso gratuito de capacitação profissional

A empresa farmacêutica abre as portas nos dias 10 e 15 de fevereiro, visando preparar profissionais para ingressarem no mercado de trabalho.
No cenário desafiador do mercado de trabalho atual, as empresas enfrentam diversos obstáculos na busca por profissionais qualificados e aptos a atenderem às demandas do ambiente corporativo. Consciente dessa realidade e comprometida com o desenvolvimento profissional, a Prati-Donaduzzi assume um papel proativo ao oferecer o curso Carreira em Foco.
“Essa é uma oportunidade ímpar para que as pessoas possam aprimorar suas habilidades e conhecimentos, além de encontrar um caminho sólido para o sucesso. Este projeto visa não apenas suprir a demanda crescente por profissionais capacitados, mas também fomentar o crescimento pessoal e profissional dos participantes”, destaca a supervisora da Uniprati da Prati-Donaduzzi, Angela Francieli Luft Prates.
O treinamento é gratuito, destinado a maiores de 18 anos e possui uma carga horária de 3 horas, abordando temas como carreira, autoconhecimento, trabalho em equipe e habilidades comportamentais. As aulas serão divididas em duas turmas, sendo no sábado (10) das 9h às 12h, e na quinta-feira (15) das 19h às 22h, na Prati-Donaduzzi. Ao final do curso, os participantes receberão certificação. Além disso, terão a oportunidade de conhecer a estrutura da empresa. As inscrições podem ser feitas através do link :https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSczHimsiOhgRoK-be-QZ2FJbUhe-kF0xSyiEWbFAJhd9KMU9A/viewform

Programa Melhor Idade foca na conscientização e o uso racional de medicamentos

Em 2023, mais de 2 mil idosos participaram das atividades promovidas pelo setor de responsabilidade social da Prati-Donaduzzi Há um ditado conhecido que afirma: “prevenir é melhor do que remediar”. Essa afirmação também é válida quando se trata de automedicação em qualquer etapa da vida. Envelhecer com qualidade requer dedicar atenção ao corpo, mente e emoções, buscando uma vida saudável e plena ao longo dos anos. Vários fatores contribuem para alcançar esse objetivo, como manter uma alimentação equilibrada, praticar regularmente exercícios físicos e participar de grupos direcionados para a terceira idade, que oferecem atividades recreativas, música e dança. Nesse sentido, programas como o Melhor Idade da Prati-Donaduzzi se destacam ao proporcionar uma experiência única dentro da indústria farmacêutica.
“Nosso compromisso vai muito além da oferta de produtos de alta qualidade. Buscamos fornecer orientações aos idosos, a fim de capacitá-los a gerenciar sua saúde e bem-estar com autonomia e consciência. Acreditamos firmemente que ao compartilhar conhecimento e criar oportunidades de aprendizado, estamos contribuindo para o fortalecimento de uma comunidade mais esclarecida e saudável”, ressalta Maria Rita Pozzebon, supervisora de Responsabilidade Social da Prati-Donaduzzi.
O projeto tem como objetivo visitar as principais áreas da indústria farmacêutica, como a praça Arno Donaduzzi, Sólidos III e Warehouse. Durante as visitas, os participantes têm a oportunidade de acompanhar palestras ministradas por farmacêuticos e assistentes sociais sobre saúde e os cuidados necessários no manuseio dos medicamentos.
“Por muito tempo, eu passava por esta região sem ter noção da grandeza desta empresa. Foi uma tarde enriquecedora, na qual pudemos aprender mais sobre a história da empresa. Essa iniciativa social da Prati-Donaduzzi é essencial, já que muitos de nós frequentemente temos dúvidas sobre os medicamentos que adquirimos”, conta Hildigrd Campgnolo, Presidente do Grupo da Melhor Idade de Xaxim.
A programação ocorre gratuitamente todas as segundas-feiras, às 14h. No ano de 2023, mais de 2 mil idosos participaram ativamente das atividades. Os interessados em participar do Melhor Idade podem entrar em contato através do telefone (45) 2103-1220.

Deixe um comentário