Mauro Picini – Sociedade&Saúde – 27/03/2024

0 36

Dengue ou Covid? Sintomas são semelhantes e médico alerta para riscos da automedicação

A busca por atendimento médico é importante tanto para o diagnóstico quanto para evitar o agravamento das doenças

Com mais de 100 mil casos confirmados, o Paraná decretou na semana passada situação de emergência em saúde pública para dengue. O número de pacientes com suspeita da doença cresce diariamente, porém a semelhança dos sintomas com os da Covid-19 e da gripe, pode levar o paciente a iniciar a automedicação.
O médico intensivista e diretor técnico do Policlínica Hospital de Cascavel, Ricardo Silveira Yamaguchi, alerta para a importância do acompanhamento médico para evitar o agravamento do quadro, bem como do risco da ingestão de medicamentos não indicados para a dengue, por exemplo. “A busca de auxílio médico é importante para afastar quadros graves da doença, independentemente de ser dengue ou Covid. No momento atual, a dengue apresenta um aumento muito maior de casos no Oeste do Paraná, porém algumas cidades com temperaturas mais amenas vivem um aumento importante também dos casos de Covid. Frente à dificuldade na diferenciação das duas doenças, é muito importante evitar a automedicação, pois o uso de anti-inflamatórios, principalmente que contenham AAS, pode agravar a evolução da dengue”, alerta o médico.

Como diferenciar as doenças? – A semelhança das características de quadros de dengue e Covid se apresenta principalmente no início da infecção. Os sintomas iniciais das duas doenças são: febre, cefaléia (dor de cabeça), perda do apetite, indisposição e dor no corpo. “Essas semelhanças tornam muito difícil diferenciá-las. Porém, alguns sintomas são mais evidentes em uma do que em outra, e algumas características dos sintomas podem variar entre elas, por exemplo a dor de cabeça na dengue costuma ser bem localizada na região retro orbitária, isto é, na região atrás dos olhos, assim como a dor no corpo costuma ser mais importante na dengue, chegando, muitas vezes, a limitar a mobilidade da pessoa”, explica.
A dengue apresenta ainda sinais na pele, o que facilita a diferenciação. “Outra característica da dengue é o aparecimento de manchas vermelhas no corpo, também chamadas de exantema, ou mesmo devido à queda nas plaquetas no sangue em alguns pacientes, o aparecimento de petéquias, que são pequenos pontos vermelhos secundários a pequenos pontos de sangramento nos tecidos abaixo da pele”, ressalta.
A Covid se diferencia pelo impacto nos sentidos. “Os sintomas mais característicos de uma gripe forte, coriza, dor de garganta e tosse são mais proeminentes e podem vir acompanhados de perda de olfato e paladar, isto é, a perda da capacidade de sentir cheiro e/ou gosto das coisas”, completa.
A recomendação de especialistas é que, ao apresentar sintomas que possam indicar a suspeita de qualquer uma das doenças, o paciente busque atendimento médico para garantir diagnóstico e tratamento ideais para cada quadro.

Como manter um bom relacionamento amoroso após a chegada de um filho

Assim como a influenciadora Viih Tube, você pode passar por uma fase diferente com o parceiro após a chegada de um bebê; a psicóloga Blenda Oliveira explica como o casal pode lidar com a situação

Um dos momentos mais esperados por um casal pode ser a chegada de um filho, mas é fato que essa fase vem para mudar toda a rotina do casal. Mesmo que seu relacionamento seja saudável é inevitável que o tempo livre se torne escasso, o cansaço seja avassalador, e que a atenção e dedicação dos novos papais passe por mudanças entre eles próprios.
O momento do relacionamento com aquele período do pós-parto ganhou destaque nas redes sociais nos últimos tempos após a influenciadora Viih Tube dividir com os seguidores diversos relatos sobre como anda o processo de retomar a vida a dois com o parceiro Eliézer, após o nascimento da Lua.
Uma pesquisa, realizada pelo ChannelMum.com e pelo programa de TV The Baby Show, mostrou que um terço dos relacionamentos sofre sérios problemas nos primeiros meses após o nascimento de uma criança. Um quinto ainda chega a terminar durante o primeiro ano.
“É preciso esforço, vontade, mais que amor, inteligência e capacidade de transitar em inúmeras diferenças após esse período dentro de um relacionamento. Não há mágica”, explica a psicóloga Blenda Oliveira. De acordo com ela, os momentos que o casal viverá após a chegada de um novo ser humano para ser cuidado, são iguais às outras várias dificuldades enfrentadas em uma vida a dois.
Assim como todas as outras, elas devem ter dedicação para serem resolvidas da melhor forma. “Quando se tem clareza que a relação requer imensa dedicação para enfrentar dificuldades, crises e desencontros, talvez, o imaginário da pessoa ideal diminua, sobrecarregando menos o sistema casamento e abrindo espaço para uma construção genuína a dois, independente dos obstáculos”, ressalta a especialista.
É fato que as mamães acabam sofrendo mais as consequências do pós-parto. Ela sofre de muitas questões emocionais, como privação de sono e preocupação excessiva com o filho, além de ter mudanças físicas envolvidas. Qual o tempo ideal para que o corpo feminino esteja preparado para voltar à ativa pós-parto?
A recomendação é que seja após 40 dias. Neste período é importante que as mulheres não se culpem, pois faz parte do ciclo natural da vida. Enquanto isso, os papais devem respeitar o espaço das mamães e abraçar e entender suas questões emocionais e físicas. Além disso, o desejo sexual pode ser comprometido nesses primeiros dias.
Superados os obstáculos, é necessário que o casal volte a se olhar com o mesmo carinho que tinha antes de voltar os olhos para o novo membro. “Reservem tempo para o casal. Um tempo que seja possível e sustentável. Façam pequenas coisas, aquelas simples em que possam estar só vocês. Pode ser sentar e tomar um café, jogando conversa fora”, finaliza Blenda Oliveira.

Sobre a autora – Blenda Marcelletti de Oliveira é doutora em psicologia pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP) e psicanalista pela Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo. A especialista atua como psicoterapeuta em orientação de pais, famílias, casais e adultos. Além da prática presencial no consultório, Blenda escreve e troca ideias por meio das redes sociais. Você pode encontrá-la nos perfis @blenda_psi no Instagram e @oliveira_blenda no Twitter.

Prati-Donaduzzi promove evento temático para conscientizar sobre o autismo
O laço estampado com o quebra-cabeça colorido, símbolo global de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), está cada vez mais presente em estabelecimentos públicos e privados para indicar prioridade às pessoas com essa condição. No mês de abril, sua presença é ainda mais evidente, visto que é um período dedicado a abordar essa temática. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que existam 70 milhões de pessoas com autismo em todo o mundo.
Com níveis de comprometimento classificados como leves, moderados ou severos, a síndrome pode afetar uma em cada 50 crianças, sendo mais prevalente em meninos, na proporção de 3 para 1 em relação às meninas. Diante desse cenário, a Prati-Donaduzzi realizará mais uma edição especial do projeto Uma Só Família no dia 13 de abril, das 17h às 20h, no estacionamento da empresa.
“Estamos empenhados em melhorar a saúde e o bem-estar da população. Por meio dessa iniciativa, reforçamos o nosso compromisso e incentivamos a inclusão das pessoas com autismo. Este evento não apenas oferecerá às crianças a oportunidade de se envolverem com elementos da natureza e aprenderem a gerenciar suas emoções, mas também demonstrará nosso apoio a esta causa”, destaca a gerente de eventos e produtos da Prati-Donaduzzi, Marilyzzi Pereira.
A novidade desta edição é que tanto as crianças quanto os pais podem vestir as cores do quebra-cabeça do autismo – azul, amarelo, vermelho e verde – representando a diversidade e a união. A programação inclui uma visita guiada às principais áreas da empresa, como Sólidos III e IV, a praça Arno Donaduzzi e o restaurante. Enquanto os pequenos se divertem, os responsáveis podem desfrutar do espaço gastronômico, que oferece uma área coberta e uma variedade de produtos da Feira do Produtor. O Uma Só Família é aberto a colaboradores e toda a comunidade, não havendo necessidade de inscrição.

Deixe um comentário