Comitiva de lindeiros busca experiência para desenvolvimento de usina de projetos

0 6

Uma comitiva composta por representantes de prefeituras do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu participou de uma viagem técnica na quarta-feira (23), para conhecer alguns detalhes de funcionamento da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (Amfri). Dentre os principais interesses esteve o Departamento de Engenharia, responsável pela elaboração de projetos dos associados.

A organização da agenda teve a colaboração da regional de Cascavel do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Conforme o gerente, Augusto Cesar Stein, o objetivo foi conhecer boas práticas e que podem ser utilizadas, ou adaptadas na região.

O prefeito de Guaíra, presidente do Conselho dos Lindeiros, Heraldo Trento, ressalta que é sempre importante conhecer experiências novas. “Resguardadas as devidas diferenças, muitas iniciativas poderão ser aproveitadas”, observa. “A usina de projetos, por exemplo, é uma ideia que está sendo trabalhada junto à Itaipu Binacional”, frisa.

Conforme o presidente, os prefeitos lindeiros devem ser reunidos e, representantes da Amfri compartilharão informações a respeito da entidade, com destaque para o Departamento de Engenharia.

Engenharia e projetos

De acordo com a direção da Amfri, para os municípios contratarem, por conta própria, um projeto de engenharia é extremamente complexo e, através da associação este processo é simplificado. “São atendidos diversos projetos e é uma estrutura extremamente econômica, porém, há algumas condicionantes legais que precisam ser respeitadas”, explica o diretor executivo, João Luiz Demantova.

Pela lei, segundo a Amfri, as administrações municipais só podem fazer contribuições associativas. Para isso há leis aprovadas pelas câmaras de vereadores em todos os municípios. O repasse é baseado em percentual igualitário e que leva em consideração o valor do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

DESENVOLVIMENTO REGIONAL – Atualmente o Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu trabalha com ações do Programa de Governança, Inovação e Inteligência para Desenvolvimento dos Arranjos Produtivos nos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu (PGR). Dentro deste contexto, o conhecimento sobre experiências desenvolvidas em outras associações similares é muito interessante, segundo Heraldo Trento.

O PGR contempla 11 eixos de atuação: governança, gestão pública, sustentabilidade, negócios e renda, saúde, papel da universidade, inovação, agricultura familiar, segurança e competitividade para a cadeia produtiva, infraestrutura e segurança pública.

O comitê gestor do Programa é formado pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Conselho dos Lindeiros, Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Programa Oeste em Desenvolvimento (POD) e Itaipu Binacional.

REGIÃO NA VIAGEM – A viagem técnica teve como participantes o presidente do Conselho dos Lindeiros, Heraldo Trento, vice-prefeito de Guaíra, Gileade Osti, diretora técnica do Lindeiros, Sandra Finkler, professores da Unioeste, Douglas Roesler e José Ângelo Nicácio, vereador de Guaíra e tesoureiro do Conselho dos Lindeiros, Givanildo Tirolti, gerente regional do Sebrae Augusto Stein, consultor do Sebrae, Adir Mattioni, servidora da prefeitura de Santa Helena, Edna Lara Wiellenz, vice-prefeito de Medianeira, Evandro Rohling Mees, consultor do Sebrae de Curitiba, Vinicius Milani e o vereador de Marechal Cândido Rondon e vice-tesoureiro do Conselho dos Lindeiros, Vanderlei Caetano Sauer.

Deixe um comentário