Como Batman se transformou em um ícone do cinema mundial

0 53
Fonte: Pixabay

O herói que não possui poderes especiais está mais perto da nossa realidade. Criado ainda nos anos 30, mais especificamente em 1939, Batman fez uma longa jornada até se tornar o que é hoje. O personagem foi desenvolvido por Bob Kane e Bill Finger e, em 1943, já estreava o primeiro seriado, “The Batman”, protagonizado pelo ator Lewis Wilson. 

Este primeiro formato não era produzido pela DC Comics, e o personagem ainda não era um grande sucesso de bilheteria. No início, as cenas eram mais próximas aos quadrinhos e retratavam mais um contexto político, social e econômico do que uma história de super-herói em si. 

A primeira aparição do Batman nos cinemas foi somente em 1989, e o filme foi marcado como o primeiro blockbuster do herói. A versão não era tão fiel aos quadrinhos quanto as primeiras séries, mas o estilo gótico e com um apelo à masculinidade e aos conceitos e pilares do personagem fizeram do filme um sucesso de bilheteria. 

O que faz do Batman um herói tão diferenciado? 

Diversas características fazem do homem-morcego uma presença marcante entre muitas gerações. Para começar, Batman é o único personagem de toda a Liga da Justiça que não possui superpoderes, o que o diferencia dos outros super-heróis. Flash tem a supervelocidade e Lanterna Verde possui um anel mágico, ao passo que Mulher-Maravilha e Super-Homem detêm diversos superpoderes. O homem-morcego, por sua vez, é apenas um ser humano ‘normal’ disfarçado – para esconder a sua identidade – que foi altamente treinado e usa a tecnologia e a inteligência a seu favor. 

Tal como Batman, seus inimigos também se disfarçam. Entretanto, não possuem superpoderes, o que os aproxima da nossa realidade e faz com que nos identifiquemos com suas experiências. Como podemos ver no blog da ExpressVPN, Coringa pinta o rosto e possui habilidades que passam por química e fugas, ao passo que Arlequina (cujo nome indica o disfarce) é especialista em psicologia e acrobacias. A Mulher-Gato, por sua vez, se destaca por sua furtividade e vocação para as artes marciais. Essas aptidões postas em prática funcionam como uma metáfora para a superação dos desafios que a vida nos impõe diariamente.

Além disso, os enredos de Batman sempre deixam em aberto quem é o criminoso e qual é a sua relação com o herói, o que torna a trama ainda mais intrigante. Outro ponto importante são os conceitos do Batman, como o instinto intimidador e o fato de que nunca mata um inimigo. Toda a sua história é baseada nos traumas que sofreu em relação à família e na luta para se manter são mesmo após todas as coisas pelas quais passou. 

Essas características aproximam o herói dos espectadores e deixam as adaptações mais próximas da realidade, isto é, daquilo que nós mesmos vivemos – a capacidade de superar as dificuldades e os traumas da vida, lutar com as armas que temos e sem saber quem são os verdadeiros vilões do dia a dia. 

Batman é um herói para adultos, que representa a batalha diária que enfrentamos em diversas esferas da vida. Os crimes que ocorrem em Gotham, os governos corruptos e sua luta para combater as injustiças fazem dele um herói mais humano e, por isso, tão aclamado pela sociedade. 

Próximas aparições do Homem-Morcego nas grandes telas 

Após o sucesso de “The Batman”, o herói ainda fará aparições nos próximos anos. Batman terá uma participação especial no filme “The Flash”, que será lançado em 2023, e também em Batgirl – é possível que dê as caras até mesmo em Liga da Justiça 2. Quanto ao filme solo, o produtor do longa-metragem, Dylan Clark, afirmou que os fãs podem esperar uma sequência em breve, ainda com a versão do Batman interpretada pelo ator Robert Pattinson. 

O certo é que, seja qual for a próxima história da franquia, provavelmente será um sucesso de bilheteria. O herói, muito aclamado pelo público por suas características peculiares e metáforas que nos remetem à nossa realidade, continua sendo um dos queridinhos dos espectadores e segue fazendo sucesso nas telonas.

Deixe um comentário