Cooperativa Ambicoop aprova construção da Primeira Central de Saneamento

0 197

Durante a realização da assembleia extraordinária o a Cooperativa Ambicoop aprovou a operação de crédito para construção da primeira Central de Saneamento, Bioenergia, Compostagem e Indústria de Adubo. A unidade ficará na Comunidade do Rocio – distrito de Toledo. A iniciativa envolve um programa inédito de sustentabilidade e economia circular.

“É a primeira Central de um programa desenvolvido em parcerias”, cita o articulador do programa e sócio da Cooperativa Ambicoop, Neudi Mosconi. “É um trabalho de desenvolvimento que já perdurar desde 2021, com um planejamento estratégico para solução dos passivos ambientas da cadeia de produção de proteína animal”.

Mosconi explica que essa primeira unidade teve a participação da equipe do Governo do Estado, além os demais envolvidos. A Central deverá reciclar 1000 m3/dia e terá uma produção média estimada de 13 milhões de m3/Biogás/ano, 52.000 toneladas de CO2 evitado /ano e 14 mil toneladas de fertilizante orgânico granulado.

PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO – Para chegar até a implantação da unidade, o primeiro passou foi a modelagem jurídica com a estruturação e a implementação, fundação da Cooperativa Ambicoop, com projeto e a cooperativa formados pelos agricultores e empresários da cidade. “Em seguida começou o trabalho de levantamento e planejamento de todos os substratos existente nesse microterritório –  envolvendo a região da Comunidade do Rocio, Linha São Valentim, Linha Sanga Funda, parte de Concórdia do Oeste para identificação do potencial – feito isso foi iniciado todo o planejamento executivo, licenciamento e, aqui, o IAT tem contribuído bastante porque é algo inovador no Brasil essa tecnologia e o sistema de biodigestão que está sendo trazido para Toledo da Alemanha”, salienta.

INCENTIVO PARA A IMPLEMENTAÇÃO – Mosconi destaca que o Governo do Estado, no período de janeiro deste ano até o momento, tem aperfeiçoado a legislação do Estado permitindo a desoneração tributária, os incentivos através do Programa Renova Paraná com a concessão de uma política de incentivo e de apoio aonde a Cooperativa terá um benefício de buscar financiamento desses recursos tendo a equalização de 5% até o limite de R$ 20 milhões.

“Da mesma forma o município trabalhou arduamente na política de incentivos em relação ao ISSM, a isenção do ITBI, a consolidação a legislação municipal para que se permitisse a implementação dessa unidade. A Cooperativa está trabalhando junto ao Governo Federal para os benefícios previstos no Programa Rede e para que possam submeter as agências de crédito, pois, hoje, o contato está ligado ao BRDE e BNDS e já existem conversas para conseguir recursos do FINEP, engajamento do Banco do Brasil para que consiga implementar o financiamento de toda essa infraestrutura”, conclui.

Da Redação

TOLEDO

Deixe um comentário