Copel faz ação de regularização de cabos na região central de Foz

0 53

A partir desta segunda, dia 21, a Copel realiza uma operação de regularização de cabos de telefonia e internet na região central de Foz do Iguaçu. A ação vai até a próxima sexta, dia 25, e abrange uma área circundada pelas ruas Belarmino de Mendonça, Dom Pedro II, Pedro José Aires dos Santos e Floriano Peixoto.

O local foi definido após diálogo com representantes da Prefeitura Municipal, devido à grande incidência de cabos irregulares na região. O objetivo é retirar os fios que estejam soltos, pendurados, que apresentem outra irregularidade ou ofereçam risco à população.

As empresas de telefonia que possuem cabeamento na região foram notificadas antecipadamente para que regularizem suas estruturas. Se não houver o cumprimento dessas ações, as equipes da companhia farão a retirada dos cabos irregulares ao longo da próxima semana.

A ação faz parte de um amplo plano de ações da Copel para regularizar cabos em todo o Paraná. Somente em Foz, até agora, as equipes da companhia já retiraram uma tonelada de cabos irregulares.

COMPARTILHAMENTO DE ESTRUTURAS – Em todo o país, a utilização dos postes pelas redes de energia e dados segue normas definidas pelas agências reguladoras de telecomunicações (Anatel), e de energia elétrica (Aneel). Por lei, as empresas de energia devem conceder o uso das estruturas: na configuração de instalação em um poste, as redes de média e baixa tensão estão na parte superior, e os cabos de telecomunicações e dados na parte inferior dos postes.

A manutenção dos fios de telefone, internet e TV a cabo cabe às respectivas operadoras, que podem ser notificadas, e até multadas, pela Copel quando usam de maneira inadequada as estruturas compartilhadas.

Nos casos em que a fiação oferece risco, o consumidor pode comunicar à Copel pelo telefone 0800 51 00 116. Diante de eventual interrupção no serviço de telefonia e internet em decorrência da retirada de cabos irregulares, a população deve procurar a sua operadora para restabelecer o fornecimento do serviço.

Deixe um comentário