Coral Viver organiza segunda edição do Bazar Rosa Solidário neste ano

4

Incentivar a prevenção e o apoio ao tratamento do câncer é um dos principais objetivos do Coral Encanto de Viver de Toledo, uma instituição composta por pessoas ou familiares que estão em tratamento ou já finalizaram. No Outubro Rosa, o grupo procura alertar a população sobre riscos das neoplasias que podem ocorrer entre mulheres e homens de todas as idades. Neste ano, o Coral Encanto de Viver organiza a segunda edição do Bazar Rosa Solidário.

A relações públicas Eliane Krzyonoski (Lia) explica que a neoplasia pode trazer consequências malignas e a comunidade conhece ou deveria conhecer para prevenir ou minimizar os males da enfermidade.

Ela recorda que o Bazar teve diversas edições suspensas devido a pandemia do novo coronavírus. Mas, neste ano, uma edição já foi realizada e a segunda está em processo de organização. “Contudo, nós enfatizamos os cuidados preventivos para evitar a proliferação deste vírus. O uso de máscaras é essencial, assim como manter o distanciamento e outros cuidados de prevenção a enfermidade”.

Lia lembra ainda que os produtos comercializados na edição passada foram higienizados antes da exposição ao público. A segunda edição do Bazar Rosa Solidário acontece nos dias 9 e 10 de outubro na Associação de Moradores do Jardim Gisela. “No Bazar realizaremos ações sobre importância da prevenção e cuidados com a saúde. Também exposição de atividades desenvolvidas pela instituição”.

AÇÕES – O Coral Encanto de Viver de Toledo organiza os bazares e também promovem as campanhas permanentes de contações de histórias em parceria com a Casa da Cultura. No próximo dia 26, o grupo tem marcado uma gravação. Já os ensaios do Coral retornam no dia 15 de setembro. Eles acontecerão todas as quartas, também na Casa da Cultura. Conforme Lia, o grupo – gradativamente – vai retornar a um novo normal. “Será uma felicidade para o Coral, porque nós queremos voltar a essa atividade”.

Neste período da pandemia, ela destaca que a Associação se manteve ativa. Acessórios, como toucas, lenços e turbantes foram confeccionados e repassados para a Central de Especialidades – Oncologia. “Esses materiais são fornecidos, gratuitamente, aos pacientes em tratamento oncológico”.

Em Toledo, pacientes que desejam adquirir esses acessórios podem procurá-los na Fundação Waldyr Luiz Becker de Apoio ao Paciente com Câncer, Central de Especialidades e com Coral Encanto de Viver.

O grupo recebe colchas de retalhos, as quais são fornecidas – gratuitamente – para pacientes acamados. “Nós recebemos os tecidos e eles são encaminhados para Cascavel. Uma parceria com Prepara Cursos e Projeto Amor em Fios do município vizinho. Após a confecção da colcha, nós a recebemos pronta”, comenta Lia.

O grupo aceita doações de lãs, linhas, retalhos, fibras e demais aviamentos para confecção dos acessórios. “Recebemos também doações de roupas, calçados, acessórios para cozinha e tudo que puder ser utilizado por outras pessoas”.

O grupo ainda auxilia na confecção de bonecos com tampinhas. Eles são doados para oncopediatrais de vários Estados. Quem quiser fazer alguma doação deve buscar mais informações pelo Facebook: coral encanto de viver, Instagram: coralencantodeviver. Mais informações podem ser obtidas ainda nos telefones 3378-6449, da presidente do Coral, Rosnei Adams (Neca), e 99962-3989 e 99800-4710, das relações públicas Veronica Mareth e Eliane Krzyonoski (Lia), respectivamente.

Da Redação

TOLEDO