Diocese de Toledo emite nota pelo falecimento de Clenar Formighieri

0 155

A Diocese de Toledo, por meio de seu bispo diocesano, D. João Carlos Seneme, manifesta profundo pesar pelo falecimento da leiga Clenar Terezinha Viezzer Formighieri, 83 anos, ocorrido nesta tarde de terça-feira (23/04). O velório será na sede social da Catedral Cristo Rei.

Pioneira de Toledo, Clenar era filha de Ernesto e Gentila Viezzer, a segunda de seis filhos do casal. “Nós chegamos aqui no dia 9 de fevereiro de 1948. Isso eu lembro muito bem. Viemos de São Marcos, na época distrito de Caxias do Sul. Levamos vinte e poucos dias para chegar aqui. Era um caminhãozinho pequeno. Dormia ali mesmo. Era uma aventura. Quando chegamos, ficamos maravilhados. Já havia 15 famílias aqui e todos ajudaram a descarregar a mudança e arrumá-la no nosso novo lugar”, recordou em entrevista para a Revista Cristo Rei (março/2019). Quando chegou em Toledo, Clenar tinha apenas oito anos. O pai era da Comercial Oeste Paraná e a mãe foi a primeira costureira do lugar. Eles migraram do Rio Grande do Sul quando o irmão de dona Gentila, o senhor Alfredo Ruaro, veio antes de 1946 adquirir a Fazenda Britânia com outros dois sócios.

Trabalhou como secretária do primeiro sacerdote que atuou na região, antes mesmo da instalação da Diocese, Pe. Antonio Patuí. Foram três anos e meio de serviços daquela jovem garota que havia feito um exame de datilografia. “O padre era também diretor espiritual de uma pessoa da Itália e necessitava corresponder-se por cartas. Era eu que tinha que datilografar as cartas”, contou na mesma entrevista.

Em 1998, ela e o marido Jandir Formighieri, juntamente com o casal de amigos Celito e Maria Dilonê Pizzato, trouxeram para a Diocese de Toledo o movimento de espiritualidade Equipes de Nossa Senhora. Por longo período Clenar foi a coordenadora e depois atuou no ramo para viúvos neste movimento eclesial, chamado de Equipes de Nossa Senhora da Esperança.

Rogamos a Deus para que à ela brilhe Sua luz e que seja alcançada pela misericórdia. Do mesmo modo, prestamos solidariedade aos familiares e amigos diante da perda.

Deixe um comentário