Educação Física: o profissional que atua com foco na promoção da saúde e qualidade de vida

Estimated reading time: 4 minutos
É celebrado o Dia do Profissional de Educação Física na data de 1º de setembro. Os trabalhos desenvolvidos por esses profissionais, independentemente da área de atuação, estão diretamente relacionados com a promoção da saúde e melhor qualidade de vida.
Eles estão nas academias, clubes, empresas, hotéis, treinamentos personalizados, atividades recreativas e esportivas entre outros lugares que promovam a saúde com a utilização dos trabalhos de um profissional de educação física. Essa classe acompanha conquistas diárias como a de um aluno que consegue atingir o peso ideal, até o reconhecimento internacional quando atua no esporte profissional.
A regulamentação da classe foi aprovada pelo Congresso e promulgada pelo presidente na data de 1º de setembro de 1998 – com publicação no Diário Oficial no dia 2 de setembro de 1998. São 27 anos que classe é reconhecida e regulamentada.
- Acompanhe nossa página do Jornal do Oeste no Instagram
- Entre no canal de notícias do Jornal do Oeste no Telegram
- Mantenha-se atualizado no grupo de WhatsApp do Jornal do Oeste
“Celebramos o profissional de educação física não apenas como um profissional que ensina técnicas e movimentos, mas sim que promove saúde, tanto a inclusão social, como também transforma as vidas através da atividade física, bem-estar e qualidade de vida”, destaca a profissional – formada faz oito anos, que no momento atua como personal trainer – Deisiane Freire Molina.
Segundo Deisiane, a classe de educação física está cada vez mais consolidada e focada em promover mais qualidade de vida. “Essa consolidação está ganhando mais força através da busca por saúde, pois, hoje, as pessoas tem entendido mais a necessidade de cuidar do corpo não apenas com aquele propósito estético e sim por qualidade de vida, por bem-estar, para estar e ficar mais saudável, ou seja, essa busca tem sido crescente”, aponta.
FORMAÇÃO PROFISSIONAL – A importância da atuação desse profissional envolve sua competência técnica, cada orientação acontece baseada em fundamentos científicos, pois envolve formação acadêmica. Ao ingressar no curso de educação física, o acadêmico opta pela licenciatura ou pelo bacharelado. Essa escolha é que vai direcionar a área de atuação profissional.
DESAFIOS – Entre os desafios da profissão está a luta em combater o sedentarismo. Essa batalha envolve o incentivo a prática da atividade física. Enquanto muitos estão no caminho de priorizar a saúde, ainda existe uma grande parcela daqueles que deixam-se levar para rotina.
- Acompanhe nosso canal de notícias do Jornal do Oeste no YouTube
- Siga nosso canal do Jornal do Oeste no TikTok
- Curta nossa página do Jornal do Oeste no Facebook
“Os principais desafios para a prática da atividade física incluem a falta de tempo, a falta de motivação, a falta de hábito, a dificuldade de acessos aos locais, além de fatores psicológicos e sociais, ou sejam, são diversas barreiras”, aponta a profissional – formada faz 13 anos, que no momento atua como personal trainer, Katieli Brixner Maidana.
Katieli pontua que para incentivar a prática da atividade física, a pessoa precisa criar estratégia, definir objetivos claros, fazer com que seja algo que prazeroso, que se sinta confortável. “A prática de uma atividade física é algo que reflete na estética, na energia, melhora o humor, ajuda a reduzir o estresse, reduzir a ansiedade, a depressão”, aponta ao reforçar que o profissional de educação física auxilia nesse processo ao prestar o suporte técnico, as orientações e o incentivo necessário.
Conforme a coordenadora do Curso de Educação Física da Universidade Paranaense (Unipar) – campus Toledo – Fernanda Michelan, o profissional de Educação Física enfrenta desafios importantes diante de uma sociedade cada vez mais sedentária. Ela destaca que atualmente o consumo de telas está cada vez mais excessivo, com isso a sociedade tem praticado menos atividade física o que diminui o gasto energético e, consequentemente, gera uma sociedade sedentária.
ESTIMULAR HÁBITOS SAUDÁVEIS – “O profissional de Educação Física deve ser visto como um agente de mudança, capaz de estimular hábitos saudáveis, contribuir para a formação cidadã e transformar vidas por meio do movimento. Celebrar as conquistas e enfrentar os desafios é caminhar em direção a uma sociedade mais ativa, saudável e consciente”, enfatiza ao parabenizar todos os profissionais da classe.
Da Redação
TOLEDO