Sesc PR realiza programação ao Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias

76

Rodas de conversa on-line e contação de histórias serão realizadas entre os dias 13 e 16 de setembro; no sábado (18) mutirões para a limpeza de praias ocorrerão em Matinhos, Paranaguá, Pontal do Paraná e Guaratuba

O Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias (International Coastal Cleanup) é um evento mundial realizado anualmente no terceiro fim de semana do mês de setembro. A iniciativa também está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para esta década (2021 a 2030), da Organização das Nações Unidas (ONU). É um apelo global voltado ao objetivo 14, que versa sobre a conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.

Em alusão à data o projeto Sesc Saúde do Sesc PR promove uma série de atividades gratuitas e no formato on-line sobre o tema, entre os dias 13 e 16 de setembro. Rodas de conversas voltadas a alunos, professores, profissionais da área, empresários, turistas e público em geral serão realizadas no período, além de contação de histórias para as crianças.

No sábado (18), as unidades do Sesc Caiobá e do Sesc Paranaguá junto a parceiros realizarão mutirões para a limpeza da costa paranaense, das 8h30 às 11h30. Ações estão programadas nas praias de Matinhos, Paranaguá, Pontal do Paraná e Guaratuba, seguindo protocolos de saúde, como grupos reduzidos de até 10 participantes, distanciamento, aferição de temperatura dos grupos, uso obrigatório de máscara, além de luvas e disponibilização de álcool em gel.

Toda a programação do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias é uma parceria entre o Sesc PR, Fecomércio PR, Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios (CMEG), Unespar Paranaguá, UFPR Litoral, Laboratório de Ecologia e Conservação – CEM – UFPR, Laboratório de Paleoceanografia e Paleoclimatologia – CEM – UFPR, ONG Parceiros do Mar, Associação MarBrasil, Programa Rebimar, Instituto Guaju, Amcorespp, Amagem, SEMMAs e Prefeituras de Matinhos, Guaratuba, Paranaguá e Pontal do Paraná, Paraná Turismo e Secretaria de Cultura e Turismo de Paranaguá.

CURITIBA