Fórum de Inovação do Comciti teve troca de ideias e experiências

0 241

No último sábado (24), o auditório do Centro de Eventos Ismael Sperafico em Toledo tornou-se o palco de um evento que impulsiona a cultura de inovação no município. O Fórum de Inovação – Toledo: um Ecossistema em Desenvolvimento ofereceu uma programação repleta de insights e conhecimento, durante toda a manhã.

A palestra inicial, intitulada ‘Governança no Ecossistema: formando e engajando lideranças’, conduzida pelo consultor do Sebrae Londrina, Heverson Feliciano, inaugurou as atividades. Em seu discurso, Feliciano provocou uma reflexão sobre a Equação do Capital Social, ressaltando a importância de um ambiente propício ao desenvolvimento, construído sobre a base da cooperação e confiança, fundamentada na identidade e interações locais.

O consultor também delineou os três tipos de empreendedores fundamentais para o crescimento de um ecossistema inovador. Ele destacou o Empreendedor Cívico, impulsionado por causas e visões de longo prazo; o Empreendedor Político, motivado pelo poder e ação a curto prazo; e o Empreendedor Empresarial, focado em resultados imediatos. Essas perspectivas fornecem um panorama abrangente das forças impulsionadoras por trás do desenvolvimento local.

Feliciano elogiou a iniciativa do Comciti em promover o Fórum, reconhecendo seu papel crucial na disseminação de informações e na mobilização para a proposição de soluções locais, tanto para o presente quanto para o futuro.

Em seguida, Roberto Moreira, diretor de Inovação da Codel Londrina e do Estação 43, Ecossistema de Londrina, compartilhou insights sobre como fortalecer o ecossistema de inovação por meio da construção de relações institucionais e governamentais. Ele destacou as realizações de Londrina como um hub inovador, com uma impressionante infraestrutura que inclui startups, parques tecnológicos, hubs setoriais e programas de apoio ao empreendedorismo.

O evento também contou com a participação do diretor executivo da Secretaria de Estado de Inovação, Modernização e Transformação Digital, Marcus Von Borstel, que detalhou as iniciativas do Governo voltadas para a inovação, como o programa Paraná Anjo Inovador e o Inova Juro Zero, ambos visando apoiar empresas paranaenses e micro e pequenas empresas.

Para encerrar, um painel de debate sobre ‘Inovação como estratégia de desenvolvimento’ foi mediado por Leonardo Superti e contou com a participação de destacados painelistas, incluindo Heverson Feliciano, Roberto Moreira, Diego Bonaldo, Marcus Borstel e a presidente da Acit, Anaide Holzbach. O grupo explorou iniciativas locais, estratégias de planejamento para o futuro e como o exemplo de sucesso de Londrina poderia ser aplicado para impulsionar Toledo como um próspero ecossistema de inovação.

Para Lucas Rodrigues, presidente do Comciti, o evento superou as expectativas, ao reunir participantes engajados em promover a inovação e contribuir para a transformação de Toledo em uma cidade verdadeiramente inovadora. “O evento aconteceu da melhor maneira possível. Ficamos muito felizes com o resultado e concluímos o Fórum com a certeza de que cada um levou consigo algo que pode ser aplicado dentro de sua realidade.”

O Fórum de Inovação – Toledo um Ecossistema em Desenvolvimento foi uma realização do Conselho Municipal de Ciência, Inovação e Tecnologia de Toledo (Comciti), com apoio do Governo Municipal de Toledo, Senai, Funtec, Sebrae PR, Acit e Iguassu Valley.

TOLEDO

Deixe um comentário