Dia Mundial de Higienização das Mãos: ato que combate a transmissão de diversas doenças

8

Lavar as mãos nunca foi uma ação tão citada, reforçada e realizada, como no último ano. Após os primeiros estudos sobre a Covid-19 apontarem que a higienização das mãos é essencial para combater o contágio, esse ato ganhou mais atenção e publicidade. A Organização Mundial da Saúde (OMS) instituiu a data de 5 de maio como o Dia Mundial de Higienização das Mãos.

Usar água e sabão e lavar as mãos com frequência é uma atitude básica de higiene. Ela é muito eficaz contra a Covid-19 e também outros contágios, afinal, são as mãos que levamos até os olhos, nariz e boca. Por meio das mãos contaminadas é possível se transmitir gripe, resfriado, conjuntivite, herpes simples, entre outras enfermidades.

“Diante do cenário atual, devido a pandemia pela Covid-19, nunca foi tão reforçada e falada dessa prática que já se faz presente diariamente na vida dos profissionais da área saúde faz décadas”, declara a enfermeira do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Bom Jesus, Bruna Gabrielli Slongo Gafuri.

A profissional aponta que o ato de lavar as mãos é apontado como uma forma para evitar a disseminação de microorganismos e contaminações no ambiente hospitalar. “Em tempos de pandemia, precisamos redobrar a atenção e os cuidados com a higienização das mãos”, reforça.

No ambiente hospitalar, segundo Bruna, há cinco oportunidades para a higienização das mãos recomendadas pela OMS: antes de tocar o paciente; antes de fazer qualquer técnica asséptica no paciente; após o risco de exposição a fluidos corporais ou excreções; após tocar o paciente; e após contato com áreas próximas ao paciente, mesmo que não tenha tocado o paciente, cuidando direta ou indiretamente do paciente. Tais práticas visam proteger o paciente, o profissional que prestou o atendimento e a próxima pessoa que por ele for atendida.

TODOS DEVEM TER ESSE HÁBITO – “Além dos profissionais da saúde, todas as pessoas devem ter por hábito a higiene das mãos”, acrescente a enfermeira. “Isso deve ocorrer em momentos fundamentais no dia a dia como antes de alimentar-se; antes de ir ao banheiro; depois de ir ao banheiro; antes de iniciar o preparo de alimentos; nos cuidados de crianças, idosos, enfermos; depois de brincar, tocar ou cuidar de animais ou dos jardins e plantas; quando chegar em casa da rua; quando as mãos estiverem sujas”, pontua ao enfatizar que é um gesto simples e eficaz que pode ajudar a salvar vidas.

ÁLCOOL GEL – O uso do álcool gel facilitou a higienização das mãos das pessoas que estão na rua, daquelas que utilizam o transporte público, por exemplo. Estudos apontam que após a aplicação nas mãos, o álcool gel leva de 20 a 30 segundos até secar, enquanto que o ato de lavar as mãos demora em média de 40 a 60 segundos. Independente da prática utilizada, o importante é manter os padrões de higienização de forma que sejam eficientes diante da transmissão de vírus e bactérias.

Da Redação

TOLEDO