Manejo e controle de formigas cortadeiras podem evitar grandes prejuízos

137

Elas são pequenininhas, mas capazes de provocar um grande estrago em pomares, hortas e jardins. As formigas cortadeiras Attaspp. (saúvas) e Acromyrmexspp. (quenquéns) causam sérios danos às plantas devido ao corte de folhas, brotos e cachos. A atividade das formigas é prejudicial em qualquer fase do ciclo das plantas, porém o dano é maior na fase de formação, quando paralisa temporariamente seu crescimento.

O manejo de formigas cortadeiras é obrigatório no Paraná, conforme lei estadual nº 11.200 de 1995. O manejo correto pode controlar e tornar mais viável o convívio com as ‘pequeninas’.

O técnico em Agropecuária no Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) Luciano José de Souza explica que, de modo geral, há um aumento na ocorrência de formigas cortadeiras, tanto nas propriedades rurais quanto na cidade.

Para o controle são utilizadas iscas para procurar alcançar a rainha no ninho o que provoca a morte da mesma ou pós e/ou líquidos que matam a formiga e muitas vezes antes de chegar no ninho.

“Vale observar que antes de usar um produto para matar a formiga é necessário verificar se é preciso recomendação técnica ou a necessidade de pessoal especializado para utilização”, salienta o técnico.

NOTIFICAÇÕES – Em Toledo, a Secretaria de Desenvolvimento Ambiental e Saneamento tem recebido diversas notificações de outras pastas e de munícipes, da sede e do interior, relacionadas a presença das formigas cortadeiras e o pedido de solução para o problema.

“Existe uma demanda e em cima dela faremos um trabalho intenso com os técnicos a campo realizando um levantamento das localidades que apresentam a presença dessas formigas. Temos alguns administradores nas sedes e esse trabalho também será feito lá”, explica o secretário da pasta Junior Henrique Pinto.

Ele complementa que a Secretaria não tem material para realizar o trabalho de controle das formigas cortadeiras. O Município irá adquirir os inseticidas e formicida através de um pregão eletrônico que irá acontecer no dia 18 de agosto com investimento previsto de R$ 16 mil.

“A previsão de chegada desses materiais é de 30 a 60 dias. Enquanto isso, as equipes seguem com análise dos locais com presença de formigas cortadeiras para verificar a situação e elaboração de um plano de ação com orientações a comunidade”, esclarece o secretário ao enfatizar que ao se deparar com a presença de formigas cortadeiras, é preciso fazer um protocolo específico na Prefeitura relatando a situação.

Da Redação

TOLEDO