Toledo registra 26 óbitos em decorrência de doenças respiratórias

Estimated reading time: 3 minutos

Uma criança toledana com menos de 12 anos faleceu em decorrência de uma doença respiratória grave. Inicialmente, ela foi encaminhada para atendimento em outro município, conforme o fluxo e a necessidade da rede hospitalar. O óbito ocorreu fora da cidade, mas foi contabilizado entre os casos de Toledo.

Entre 29 de dezembro de 2024 e 28 de junho de 2025, o município registrou 26 óbitos causados por Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG). O aumento significativo destas doenças levou o Governo do Paraná a exigir a divulgação de boletins semanais com dados específicos. Em Toledo, o primeiro boletim passou a ser publicado no dia 2 de julho e será atualizado todas as terças-feiras.

De acordo com o documento, entre 24 de dezembro e 28 de junho foram confirmados 146 casos de Influenza A e 31 casos de Covid-19. Outras 289 pessoas foram diagnosticadas com doenças respiratórias diversas, além de 377 registros de doenças respiratórias não especificadas.

MEDIDAS – Em resposta ao aumento dos casos de SRAG no Estado, o Governo do Paraná publicou um decreto com orientações sobre as ações que os municípios devem adotar para conter a propagação das doenças. Em Toledo, algumas medidas já foram implementadas, como a criação da Unidade Sentinela e o reforço nas campanhas de vacinação.

A Unidade Sentinela, localizada no Jardim Paulista, foi estruturada para atender exclusivamente pacientes com sintomas respiratórios. Quem procurar outras UBSs com esse tipo de quadro será encaminhado para a unidade, que funciona diariamente das 7h às 22h.

VACINAÇÃO -O diretor da Vigilância em Saúde, Joel Palma Júnior, reforça a importância de manter a carteira de vacinação atualizada. Segundo ele, diversas ações foram realizadas em locais estratégicos da cidade. “As vacinas do Covid e da Influenza A estão disponíveis e são relacionadas com estes vírus. A vacinação diminui os sintomas e evita complicações mais graves”, reforça. Para mais informações sobre a disponibilidade das doses, a orientação é procurar a UBS mais próxima.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.