Câmara se ilumina de verde pela segurança e saúde no trabalho

0

O prédio da Câmara dos Deputados estará iluminado na cor verde, nestas quarta (28) e quinta-feira (29), em alusão ao Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho e ao Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. O foco, em 2021, são as estratégias para fortalecer os sistemas nacionais de segurança e saúde ocupacional para construir resiliência a fim de enfrentar crises, agora e no futuro, com base em lições aprendidas e em experiências do mundo do trabalho.

O objetivo da Organização Internacional do Trabalho (OIT) é criar uma consciência mundial sobre as dimensões e as consequências dos acidentes, lesões e doenças relacionadas ao trabalho e colocar a saúde e a segurança de todos os trabalhadores na agenda internacional para estimular e apoiar ações práticas em todos os níveis.

No Brasil, todos os dias morrem pessoas em decorrência de acidentes de trabalho ou doenças relacionadas a ele, cerca de 2,78 milhões de mortes por ano, de acordo com o Ministério da Saúde. Além disso, há cerca de 374 milhões de acidentes não fatais a cada ano, resultando em mais de quatro dias de ausências ao trabalho. O custo humano e econômico de práticas inadequadas de segurança e saúde ocupacional é estimado em 3,94% do Produto Interno Bruto global, anualmente.

O Ministério da Saúde lembra que a pandemia do SARS-CoV2 teve impactos profundos no ambiente de trabalho, atingindo vários aspectos, desde o risco de transmissão do vírus nos locais de trabalho até os riscos de segurança e saúde ocupacional que surgiram como resultado de medidas para controlar a disseminação do vírus. Segundo o órgão, mesmo nas novas configurações, como o teletrabalho, há riscos potenciais para a Saúde e Segurança no Trabalho, incluindo os psicossociais e a violência.

Origem da data

A data mundial foi criada em 2003 pela OIT, em memória de 78 mineiros que morreram em uma explosão em uma mina no estado norte-americano de Virgínia, em 28 de abril de 1969. No Brasil, o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, também celebrado em 28 de abril, foi instituído pela Lei 11.121/2005.

Da Assessoria