Programa ‘A União Faz a Vida’ encerra 2023 com ‘Socialização de Projetos’

0 93

Com o objetivo de compartilhar ideias e trocar experiências realizadas ao longo do ano no Programa A União Faz a Vida (PUFV), professores da rede municipal e Centros Educacionais, parceiros da iniciativa, estiveram reunidos em evento especial promovido pela Sicredi Progresso PR/SP em dezembro, na sede administrativa.

Chamado de ‘Socialização de Projetos’ a Assessora de Desenvolvimento do Cooperativismo, Miriam Sell, ressalta que o momento é organizado para que os professores troquem ideias e mostrem uns aos outros como têm aplicado a metodologia em salas de aula.

“Eles se sentem valorizados com esse espaço para compartilharem como realizam seus projetos. Conseguimos ver a evolução ano a ano e, ao mesmo tempo, todos têm ideias novas, percebem os resultados na vida dos alunos e confirmam que vale a pena implantar a metodologia do PUFV no ensino”, lembra Miriam.

Ela ainda explica que a evolução de cada projeto também se deve à assessoria pedagógica prestada pelo PUFV unida à dedicação do professor. “As assessoras vão à cada escola e pensam com o professor de forma que os projetos sejam interdisciplinares, com metodologias ativas e que o professor facilite esse protagonismo da criança. O professor é o grande mediador do projeto”, afirma.

ATIVIDADE – A Sicredi Progresso desenvolve o PUFV em seis municípios atualmente. Ao todo foram 155 projetos, mais de 4.400 alunos impactados em 38 escolas municipais e Centros de Educação Infantil, em Toledo, Nova Santa Rosa, Tupãssi, São Pedro do Iguaçu e Ouro Verde do Oeste, no Paraná, e, em São Paulo, na cidade de Guararema.

O professor de Educação Física Carlos Augusto da Silva, da Escola Municipal Carlos Drummond de Andrade, de Tupãssi, conta que alcançou o objetivo proposto no ano com o projeto chamado ‘Esportes de Aventura na Natureza: pescando conhecimento’.

“Meu projeto foi interdisciplinar com mais uma professora e foi fundamental para o desenvolvimento dos alunos. Associamos conhecimentos práticos de educação física com os conteúdos desenvolvidos ao longo do ano na sala de aula. Tivemos ótimos resultados”, conta Carlos.

A professora Andressa Letícia Vagner, do Centro Municipal de Educação Infantil Asilda Röpke, de Nova Santa Rosa, realizou o projeto ‘Mentes, livros e guarda-chuvas só servem se os abrirmos – uma tempestade de literatura’.

“A noite de Socialização foi culminante para finalizarmos os projetos. É muito importante poder contribuir ainda mais uns com os outros. Percebi um grande desenvolvimento nas crianças neste ano e como as famílias também se relacionaram com todas as propostas foi tudo ainda mais rico”, explica Andressa.

No evento, foram apresentados 11 projetos. O Programa ‘A União Faz a Vida’ faz uma pausa com o calendário escolar e retorna à ativa próximo do período de início das aulas, com a antecipação do preparo de projetos e assessorias junto aos professores.

TOLEDO

Deixe um comentário