Projetos da família Rotária entregam novas cadeiras de rodas

3

Os projetos do Lacre e Tampinha Solidária da família Rotária de Toledo atendem as necessidades sociais da população do município e de seus distritos. As ações são reflexos da dedicação e do empenho da comunidade; do incentivo ao cuidado com a natureza; a empatia com o outro e a Educação Ambiental ensinada para as crianças.

São projetos sociais e contam com parceiros para auxiliarem nas arrecadações dos lacres ou das tampinhas. Escolas, empresas, instituições, igrejas, entidades, lojas comerciais, entre outros estabelecimentos colaboram com a família rotária de Toledo.

As ações iniciaram somente com o lacre no ano de 2015 e, na sequência, a família rotária passou a arrecadar também as tampinhas.Ao todo os projetos – administrados pela Associação de Senhoras de Rotarianos (ASR) – adquiriram com a comercialização de cada material quase 200 cadeiras de rodas, 40 cadeiras de banho, 40 andadores e diversos pares de muletas.

Um dos coordenadores dos projetos e um dos idealizadores dos projetos Valdir Eckstein recorda que sempre ouvia ou lia que era possível trocar lacres por cadeiras de rodas. Hoje, ele observa os resultados com satisfação e os avanços dos projetos em Toledo e também em outros municípios.

A PANDEMIA – Nem mesmo a pandemia do novo coronavírus iniciada em 2020 trouxe impactos negativos para os projetos. Eckstein comenta que dificuldades surgiram nos primeiros meses, no entanto, elas foram superadas. “As famílias tiveram dificuldades em levar aos locais os materiais, porém o volume de arrecadação não diminuiu, inclusive, ele tem aumentado a cada ano”.

Ele revela que o serviço da família rotária aumentou no último período e os projetos só são considerados sucessos, porque a comunidade ‘abraçou’ a causa. “Nós visitamos escolas; explicamos para as crianças a importância do cuidado com o meio ambiente e enfatizamos as ações de conscientização”, afirma.

Com os lacres e as tampinhas transformadas em materiais, a família rotária também auxilia as Associações de Moradores, igrejas, capelas, Associação de Idosos e outros grupos. Ecksteinsalienta que o papel do rotariano é buscar colaborar com a sua comunidade. “Toledo é um município com uma população unida e que colabora com as ações e a arrecadação ainda pode ampliar. Acredito que arrecadamos em média 30% ou 40% de um montante maior”.

Outro fator destacado por Eckstein é que o lacre e a tampinha adquirido no município é comercializado com empresas de Toledo. “A família rotária deseja auxiliar a sociedade de todas as maneiras possíveis, desde social, passando pela saúde e pela educação até a economia”.

Ontem (24), mais nove cadeiras de rodas chegaram para a família rotária. Cinco ficarão na Casa da Amizade e quatro serão realocadas para as entidades ainda a serem definidas. Além disso, nos próximos 15 dias, a família rotária já possui a quantidade de lacre e de tampinha suficiente para ser vendida e, por consequência, adquirir novas cadeiras de rodas.Eckstein finaliza que novos estudos estão sendo realizados e os projetos podem ser ampliados nos próximos meses.

Da Redação

TOLEDO