Recicla Maripá inicia ciclo de visitas à Unidade de Valorização de Recicláveis

0 106

Inauguradas no mês de outubro, a Unidade de Valorização de Recicláveis (UVR) e a Unidade de Transbordo dos resíduos orgânicos e rejeitos são as novas estruturas que deram um salto na melhoria da gestão dos resíduos sólidos em Maripá.

Com o objetivo de intensificar as ações do Programa Recicla Maripá e conscientizar a população sobre a importância da reciclagem, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente promoverá visitas guiadas ao novo espaço.

As turmas do 4º e 5º anos da Escola Municipal Pedro Álvares Cabral de Pérola Independente e da Escola Rural Municipal Eça de Queiroz de Candeia foram as primeiras a conhecer a estrutura. Para o gestor de educação ambiental, Cleiton Manske, esta será uma ação contínua no município.

“Vamos realizar estas visitas com estudantes da rede municipal, da rede estadual, grupos de idosos e toda população que queira conhecer. Saber como funciona todo o ciclo dos resíduos que a gente produz em casa e a forma como eles são processados é fundamental para que a população se conscientize. Para muitos, esse momento é um coque de realidade. E ainda mais importante começar pelas crianças, porque elas vão levar essa informação pra sua família, vão cobrar deles, além de crescer sabendo a importância de fazer a separação correta”, afirma.

Durante a visita, as crianças e professoras puderam tirar dúvidas e acompanhar a triagem dos materiais recicláveis que estava sendo realizada no momento. Ao final, eles receberam um panfleto com informações como o Calendário de Coleta e orientações diversas. A próxima visita está agendada para o dia 23 de novembro com um grupo da terceira idade.

A OBRA – Além de contribuir com o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a adequação destes espaços vem de encontro com o cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos. O investimento ultrapassou R$ 1,3 milhão e os recursos são oriundos de recursos próprios do Município e de convênios com a Itaipu Binacional.

Camila Angst

MARIPÁ

Deixe um comentário