Representante de Toledo fala sobre protagonismo feminino no meio rural

0 564

A exitosa experiência da Comissão de Mulheres do Sindicato Rural Patronal de Toledo ganhou destaque no Encontro de Líderes Rurais, promovido no começo de dezembro pelo Sistema Faep/Senar-PR. A produtora rural, Juciely Tonial, fez parte do conjunto de uma mensagem motivadora que foi dirigida a todas as mulheres atuantes em diferentes atividades no campo. Para um público estimado em 4 mil produtores rurais, Juciely deu o recado da importante presença da mulher no agronegócio, especialmente da descoberta do potencial feminino na tomada de decisões.

“As Comissões vieram para somar às atividades dos sindicatos. Temos relatos pelo Paraná de sindicatos que quase estavam desistindo de funcionar e as mulheres deram um sopro de ar fresco, uma água limpa, revolucionando nossos lugares”, comparou a produtora ao destacar a presença delas no meio sindical e nos debates sobre os rumos do agronegócio paranaense.

Durante homenagem ao presidente da Faep, Ágide Meneguette, pelo incentivo à formação das Comissões de Mulheres nos Sindicatos Rurais, Juciely enalteceu o despertar da liderança feminina no contexto rural e a participação da mulher na sua entidade representativa. “Estamos desenvolvendo nosso potencial a cada dia que passa. Encontramos mulheres maravilhosas em todos os eventos que participamos e em todas as reuniões que fazemos no nosso Sindicato Rural de Toledo. Venham fazer parte desta caminhada conosco”, convidou entusiasmada.

Juciley integra a Comissão de Mulheres do Sindicato Rural de Toledo após ter concluído um dos treinamentos oferecidos pelo Sistema Faep/Senar-PR, o Empreendedor Rural. Mãe de três filhos e atuante com o marido nas atividades de agricultura e suinocultura na propriedade da família em Ouro Verde do Oeste, ela disse que foi apresentada à Comissão das Mulheres e percebeu que este é um caminho possível para somar inovação às atividades profissionais e na vivência da família.

“O convite foi surpreendente. Passei a participar das reuniões, que no começo eram on-line em período pandemia, e aceitei o desafio. Estou amando fazer parte da Comissão principalmente porque buscamos uma única coisa: fazer a nossa vida melhor, da nossa propriedade e sempre lutando porque o Paraná precisa das mulheres nas Comissões dentro dos sindicatos”, afirma.

As produtoras rurais interessadas em fazer parte da Comissão de Mulheres podem entrar em contato diretamente com o Sindicato Rural de Toledo. “Estamos aqui para somar. Se juntas somos fortes, organizadas e unidas somos incríveis. Estamos aqui para nos surpreender e nos transformar”, salienta Juciely.

O presidente do Sindicato Rural de Toledo, Nelson Gafuri, considera que essas palavras de Juciley mostram o quanto a Comissão estimula a participação feminina e contribui na formação de líderes para o agronegócio. “Elas são atuantes nos eventos que realizamos, e além de tudo mostram sua liderança com opiniões consistentes sobre o presente e futuro do agronegócio”, salienta.

TOLEDO

Deixe um comentário