Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla traz programação diversificada

Estimated reading time: 6 minutos

Entre os 21 e 28 de agosto acontece a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Durante esse período diversas ações e mobilizações convidam a sociedade a uma reflexão sobre a valorização da inclusão. O momento também é uma oportunidade para destacar o trabalho realizado por instituições em prol das pessoas com deficiência intelectual e múltipla, fortalecer vínculos com a comunidade e reafirmar a importância da solidariedade, do respeito e da igualdade de direitos.

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), de Toledo iniciou as atividades especiais desta semana ainda na quarta-feira (20), com uma mobilização em repúdio a Ação Direta de Inconstitucionalidade nº 7796, que busca garantir a matrícula obrigatória de alunos com deficiência em escolas regulares, contestando leis estaduais que apoiam instituições de educação especial como as Apaes.

Outras atividades fazem parte do calendário da instituição nesta semana. A diretora da Apae Toledo Lucimar Recalcatti Vieira, destaca que será realizada uma palestra para os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), nos turnos da manhã e da tarde, com o tema: “Ouvir e acolher: Inclua nossa voz”. A atividade tem como foco a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência e Múltipla Deficiência, além de trazer esclarecimentos sobre a ADI 7796.

“O objetivo é promover reflexões e levantar propostas por parte dos alunos sobre a importância da manutenção das escolas especializadas, ouvindo especialmente quem realmente necessita da educação especial”.

Para os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental, foram reservadas várias atividades recreativas com a equipe de Esporte e Lazer do município de Toledo, incluindo brinquedos infláveis e dinâmicas lúdicas voltadas ao desenvolvimento social e motor das crianças. “Os alunos participarão de atividades esportivas e recreativas na Praça Chico Mendes, promovendo integração, bem-estar e valorização da diversidade”, cita.

Entre os dias 25 e 30 de agosto, alguns atletas participarão da 23ª Olimpíada das Apaes do Estado do Paraná, que será realizada na cidade de Foz do Iguaçu, representando a Apae de Toledo. Lucimar destaca que essa é uma oportunidade de promover inclusão e fortalecer vínculos entre os atletas e comunidade. “Também estão previstos momentos de estudo e planejamento com professores e equipe pedagógica, visando o aprimoramento das práticas pedagógicas e o fortalecimento da inclusão educacional”, complementa.

REFLEXÃO – A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla é instituída pela Lei nº13.585/2017. Neste ano o movimento tem como tema: “Deficiência não Define. Oportunidade Transforma. Inclua Nossa Voz!”. Lucimar enfatiza que essa data no calendário é um compromisso com o esclarecimento, o diálogo e a visibilidade.

“É uma oportunidade de mobilização social para aproximar a sociedade das múltiplas realidades vividas pelas pessoas com deficiência intelectual e múltipla, promovendo o enfrentamento do capacitismo e reafirmando que é dever de todos combater o preconceito, a discriminação e as exclusões históricas que ainda persistem”.

A diretora da instituição lembra que neste ano, a Apae Brasil convida a sociedade a refletir e agir sobre quem tem decidido o que as pessoas com deficiência podem ou não fazer. A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla propõe uma atenção à escuta dos desejos e das escolhas das pessoas com deficiência, ao respeito às diferenças e à criação de oportunidades reais.

Lucimar salienta que a inclusão só é plena quando há acesso, apoio e reconhecimento de todas as formas de expressão, faladas ou não. Inspirada no conceito biopsicossocial, a campanha deste ano reforça que a deficiência não está na pessoa, mas na interação com contextos que excluem. É nesse encontro entre sujeito e sociedade que surgem barreiras, mas também é possível surgir as oportunidades.

“A deficiência não define, ela não é um limite em si. A deficiência não define quem uma pessoa é. A deficiência não é uma sentença. É apenas uma das características de uma pessoa, que, como qualquer outra, sonha, aprende, ama e transforma o mundo à sua maneira”.

LUTAS – A Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) ajuizada no Supremo Tribunal Federal (STF) tem preocupado familiares, responsáveis de crianças, adolescentes e adultos com deficiências atendidos pela Apaes e os profissionais das instituições. Lucimar enfatiza que a Apae de Toledo segue todas as orientações da Federação das Apaes do Estado do Paraná sobre os procedimento em relação a ADI 7796. Nisto inclui divulgação para a comunidade sobre o que está acontecendo pedindo apoio ao Poder Executivo e Legislativo do município como moções de apoio e repúdio para serem anexados ao processo no STF.

Também são divulgados na rede social de vídeos esclarecendo sobre o assunto com pais, alunos, vereadores, deputados, prefeitos, comunidade, professores, secretários de Educação e secretária de Assistência Social, bem como esclarecimentos na imprensa.

Enquanto isso, a Apae de Toledo segue desenvolvendo suas atividades nas áreas de educação, saúde e assistência social, mantendo seu compromisso com as pessoas com deficiência intelectual e múltipla deficiência. “Em relação à ADI 7796, a entidade tem recebido expressivo apoio de todos os segmentos da comunidade — incluindo pessoas físicas, empresas e autoridades locais, demonstrando união e reconhecimento da importância do trabalho realizado pela instituição. É fundamental destacar que a Apae de Toledo sempre contou com o envolvimento e a colaboração da comunidade em todas as suas ações, o que reforça a credibilidade e o impacto positivo da entidade na vida de seus atendidos”, finaliza a diretora da instituição Lucimar Recalcatti Vieira.

Contribuição

A comunidade pode ajudar a Apae de Toledo com contribuições espontâneas:

Banco do Brasil

Agência 0587-8

Conta 9101-4

Chave Pix: 75974931000190

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.