STU Recife definirá os campeões brasileiros de 2023

0 230

Após passar por Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro, o STU – circuito brasileiro de skate – encerrará em Recife, assim como em 2022, com a presença confirmada de grandes nomes do skate nacional. A etapa final promete muitas emoções e altas manobras entre os dias 10 e 12 de novembro, nas pistas da Rua da Aurora, na capital pernambucana.

Como de costume, no park masculino, manobras de tirar o fôlego já estão confirmadas! O skatista Augusto Akio é um dos favoritos a levar o título de campeão 2023, pois, até o momento, o curitibano possui 34.000 pontos, sendo o líder do ranking nacional. O medalhista olímpico Pedro Barros vem logo atrás, na terceira colocação, com 18.100 pontos. Kalani Konig ocupa o segundo lugar com 28.500 pontos.

Mas o fenômeno de apenas 15 anos, Gui Khury, também promete não facilitar para os concorrentes mais experientes. Na edição 2023 do STU Open Rio – um dos principais eventos de skate do planeta -, o skatista curitibano foi um dos grandes destaques da competição, ficando em 4° lugar, após se recuperar de uma lesão no pulso, que sofreu durante sua participação na etapa de São Paulo.

Já no park feminino, a situação é parecida, pois a skatista de 16 anos, Raicca Ventura, chega confiante para a etapa final do circuito, após ficar em segundo lugar no STU Open Rio e conquistar medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos de Skate, em Santiago, no Chile, no começo de outubro. Assim como Yndiara Asp, que atualmente está em quinto lugar no ranking nacional, com 11.000 pontos e se destaca como uma das favoritas para levar o título em Recife. No ano passado, Yndi foi a vencedora da etapa de Recife, ficando com o vice-campeonato nacional de skate Park.

Na modalidade street feminino, a competição também promete pegar fogo com a presença de Gabi Mazetto, Pamela Rosa e Rayssa Leal, que ocupam os três primeiros lugares do ranking nacional, além de contar com a participação da nova geração do skate, como a amazonense de apenas 14 anos, Daniela Vitória, que vem ganhando destaque cada vez mais nas competições.

No street masculino, os destaques ficam com Giovanni Vianna, Lucas Rebelo e Felipe Nunes, que perdeu as duas pernas aos 6 anos de idade em um acidente de trem e, atualmente, é o único skatista PcD que compete de igual para igual em competições não-adaptáveis.

Felipe também ganha destaque no paraskate, modalidade adaptada, tanto no street quando no park, ficando em primeiro e segundo lugar, respectivamente, durante o STU Open Rio, na Praça Duó, no Rio de Janeiro. Nando Araújo, conhecido como Skatista Cego, também conquista o público e os jurados com sua história de superação e com seu carisma, atraindo os olhares de grandes marcas, como o Banco do Brasil, que possui o Squad de Skate com Augusto Akio, Raicca Ventura, Davison Fortunato, Rayssa Leal, Filipe Mota, Felipe Nunes, Marina Gabriela, Daniela Vitória e Bob Burnquist.

RECIFE (PE)

Deixe um comentário