Em Toledo, projeto do Estado fortalece o ecossistema local de inovação

Estimated reading time: 5 minutos

Com a finalidade de incentivar o desenvolvimento tecnológico e a disseminação da cultura da inovação nos municípios, o projeto – do Governo do Estado – Pacto pela Inovação possibilita que as cidades avancem em estratégias para transformar suas gestões, fortalecer o ecossistema local de inovação e qualificar jovens em áreas como programação, robótica e informática.

O prefeito de Toledo Mario Costenaro aderiu ao Pacto pela Inovação no evento Paraná Mais Cidades, promovido pelo Governo do Estado, em Foz do Iguaçu. “O projeto permitirá a ampliação da quantidade de serviços ofertados na rede pública municipal de ensino”, afirma o gestor.

Costenaro complementa que os estudantes, atualmente, são contemplados com aulas de robótica e o projeto colaborará com melhorias nesta oferta. “Em torno de 12 mil alunos possuem aulas de robótica em Toledo”.

Desde o começo de sua gestão e conforme consta em seu Plano de Governo, o prefeito de Toledo tem buscado estabelecer diretrizes para que todas as Secretarias firmem convênios semelhantes ao Pacto pela Inovação. “O principal objetivo é tornar Toledo uma cidade mais inteligente em todas as áreas e não somente na Educação”.

CONHECIMENTO – Costenaro cita que participar do Paraná Mais Cidades é fundamental para a gestão. “Conheci melhor todos os produtos e os serviços promovidos pelo Estado, entre eles, o Pacto pela Inovação. O projeto será essencial para o município, pois será possível ampliar as nossas ações”.

O prefeito acrescenta que o Paraná Mais Cidades ainda estabelece contatos com todos os secretários ou os diretores que compõem o Governo do Estado. “E, principalmente, um contato mais direto com o governador Ratinho Junior e o vice-governador Darci Piana, os quais são fundamentais para este processo. Isso demonstra que o município de Toledo tem uma boa relação com o Governo do Estado”, salienta.

PROCESSO ESTRUTURADO – O Pacto pela Inovação é uma iniciativa da Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI). Em outubro do ano passado, Ibiporã, no Norte, foi a primeira cidade a aderir ao acordo de desenvolvimento no setor da inovação e transformação digital.

O secretário estadual da Inovação Alex Canziani explica que a iniciativa busca garantir que todos os municípios, independentemente de seu porte, tenham acesso a um processo estruturado de inovação.

“Queremos levar inovação para todo o Paraná e a adesão ao pacto fortalece esse movimento. Nosso foco está na educação tecnológica e na criação de um ambiente favorável para o desenvolvimento de novas soluções que impactem diretamente a vida da população”, afirma.

Com a adesão das novas prefeituras, os municípios passam a contar com o suporte da Secretaria Estadual da Inovação para estruturar políticas públicas voltadas ao setor e facilitar o acesso a recursos estaduais. Uma das iniciativas para ampliar esse suporte foi a sanção da Lei nº 22.107/2024, que destina parte dos recursos do Fundo Paraná diretamente para os fundos municipais de ciência, tecnologia e inovação, eliminando trâmites burocráticos como a necessidade de convênios.

EFICIÊNCIA – A nova legislação possibilita que os recursos sejam repassados de forma mais rápida e eficiente, garantindo que os municípios tenham acesso a investimentos estratégicos para fomentar o ecossistema de inovação local. Para se habilitarem ao recebimento dos recursos, as prefeituras devem atender aos critérios da Lei Estadual de Inovação (nº 20.541/2021), que incluem a criação de um Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação e a formulação de políticas públicas específicas para o setor.

ORIENTAÇÕES – O Pacto pela Inovação também envolve a Jornada da Inovação, que orienta os municípios a seguirem um conjunto de ações voltadas para a estruturação de políticas públicas e investimentos no setor. Entre as recomendações estão a criação de fundos e conselhos municipais de ciência, tecnologia e inovação, além da implementação de iniciativas que incentivem a modernização das administrações municipais.

PARANÁ MAIS CIDADES

O Governo do Paraná promove até esta sexta-feira o Paraná Mais Cidades, evento que visa modernizar a gestão pública e fortalecer a parceria entre os municípios e o Estado. Ele acontece em Foz do Iguaçu e reúne prefeitos e representantes dos 399 municípios.

O propósito do evento é apresentar as ações do Estado e impulsionar novas parcerias, principalmente diante da renovação das administrações municipais.

CARRETA DA INOVAÇÃO

Como parte do Pacto, o Estado vai rodar os municípios com a Carreta da Inovação. A finalidade é aproximar a tecnologia das pessoas oferecendo oficinas, workshops e treinamentos em áreas como robótica, inteligência artificial e transformação digital para a população. O veículo é adaptado com internet starlink, sala de aula, mobiliário, televisor, computador e outros equipamentos para uso durante as atividades.

Da Redação*

TOLEDO

*Com informações da AE Notícias

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.