Começa hoje: 6º Toledo em Dança reúne artistas de toda a região

7

Tem início nesta sexta-feira (29), às 19h30, o 6º Toledo em Dança, festival que reunirá 472 bailarinos de 13 grupos ou escolas de Toledo e mais 21 vindos de 12 municípios do Oeste, Sudoeste, Noroeste e Centro-Sul do Paraná: Assis Chateaubriand, Cafelândia, Cascavel, Corbélia, Dois Vizinhos, Foz do Iguaçu, Guaíra, Itaipulândia, Laranjeiras do Sul, Nova Aurora, São Miguel do Iguaçu e Umuarama. A primeira noite do evento, que segue até domingo (31) no Teatro Municipal, contará com as mostras avaliativa e competitiva de Jazz Dance, Dança de Salão e Dança do Ventre. 

Sábado (30), a partir das 18h, ocorrem as apresentações das categorias Ballet Clássico, Dança Contemporânea, Danças Urbanas e Danças Tradicionais/Étnicas. O encerramento do evento contará no domingo (31) com as batalhas de Hip Hop (Breaking e All Style) à tarde e a premiação de todas as categorias a partir das 19h30. A programação completa, com a ordem e o horário das apresentações pode ser vista aqui.

Os artistas serão avaliados por um respeitável corpo de jurados, composto por especialistas de todas as linguagens que serão apresentadas no Toledo em Dança: Alexandre Dill (Danças Tradicionais e Étnicas), Andrew Cassiano (Breaking 2vs2), Cissa Pestana e Karla Tem Tem (Dança do Ventre), Everson Magnavita (Danças Urbanas), Gabriel Santos (Open Style 2vs2), Jefferson Casemiro (Dança Contemporânea), Jurandi Silva e Thacyane Vargas (Ballet Clássico), Sheila dos Santos (Dança de Salão), e Tiago Barros (Jazz Dance). Cada um deles avaliará somente espetáculos inscritos na categoria que dominam.

Além de dar notas às apresentações, os jurados compartilharão seus conhecimentos em oficinas que serão ministradas em cinco pontos da cidade: Gicelle Jan Centro de Dança, Ginásio Alcides Pan, CTG Estância da Liberdade, Baillare e Teatro Municipal de Toledo. O cronograma pode ser acessado neste link.

Tanto a inscrição nas oficinas quanto a entrada no Teatro Municipal são gratuitas. Neste espaço, aliás, serão cumpridos todos os protocolos sanitários de prevenção à Covid-19: limite de 80% da lotação do auditório, disponibilização de álcool em gel, distanciamento entre poltronas e exigência do uso da máscara para ingressar no recinto. 

A secretária da Cultura, Rosselane Giordani, celebra o retorno do Toledo em Dança, que não não pôde ser realizado no ano passado em virtude da pandemia. “Agora, em 2021, com a situação epidemiológica um pouco melhor, nossa equipe uniu esforços para promover este evento e nós ficamos extremamente satisfeitos com a receptividade e o engajamento das escolas e grupos de toda a região, o que nos deixa muito ver felizes em perceber que nosso município volta a ser referência na região na realização de festivais”, avalia. 

Rosselane destaca a importância da retomada do festival para os artistas da dança de Toledo e região. “Teremos as mostras competitivas, que darão um tempero todo especial ao evento, mas também as mostras avaliativas, nas quais os jurados darão um feedback sobre o trabalho desenvolvido por bailarinos e coreógrafos. As oficinas representam uma oportunidade de qualificação deste público e as batalhas de hip hop darão voz e vez a uma expressão artística cada vez mais relevante”, explica.

A secretária aproveita para deixar um convite para os amantes da dança e para o público em geral prestigiar as atrações do Toledo em Dança. “Foi elaborada uma programação bacana, que vai colocar em evidência os talentos locais e regionais da dança. Trata-se de uma grande conquista da nossa secretaria, que está recolocando nosso município no mapa dos grandes festivais do Paraná”, salienta.

Mostra Itinerante

Antes de o Toledo em Dança propriamente dito ter início, apresentações com grupos locais de dança ocorreram em locais com grande circulação de pessoas, colocando a cidade no clima do evento. A programação da Mostra Itinerante começou com o Grupo Baillare, que se apresentou na manhã de segunda-feira (25) no hall de entrada do Paço Municipal Alcides Donin. 

No dia seguinte, no fim da tarde, horário de maior movimento no Terminal Urbano, o show ficou por conta do Núcleo Acadêmico de Dança (NAD). O almoço de quarta-feira (27) no Restaurante Popular Vila Paulista foi animado pelo grupo de dança do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Estância da Liberdade. O Baillare voltou a se apresentar na tarde de ontem no Centro de Revitalização da Terceira Idade (Certi) da Pioneira.

Da Prefeitura de Toledo-PR