Encontro reforça o protagonismo feminino no campo

11

Com o objetivo de trabalhar a autoestima, o empoderamento e o protagonismo das mulheres no campo, a coordenadoria local das mulheres da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), realizou na tarde da última quinta-feira (16), o primeiro encontro com as mulheres agricultoras no Sindicato Rural de Toledo.

Com o tema ‘Mulheres empoderadas brilham’, o encontrou reuniu cerca de 40 produtoras rurais que trabalham com gado leiteiro, suinocultura, avicultura, entre outras atividades com o objetivo de valorizar o trabalho e motivá-las para crescer na administração da propriedade.

“São mulheres que estão à frente de muitas atividades na propriedade, porém muitas vezes não estão por dentro de tarefas administrativas. Nós queremos com esse evento motivar essas mulheres para que elas tenham um papel importante na administração da propriedade”, comenta a coordenadora local das mulheres da Faep, Gladis Kenbel Schneider.

Ela explica que esse é o primeiro evento realizado pela coordenação em Toledo. Gladis participou em fevereiro da oficialização da Comissão Estadual das Mulheres da Faep, em Curitiba. “Agora a minha missão é formar um grupo aqui em Toledo e convidar mais mulheres para fazer participar e colaborar com suas experiências. Estamos muito surpresas e felizes com as mulheres que já vieram nesse primeiro encontro”.

DEMANDAS – A proposta da coordenadora local é montar um grupo on-line para ouvir as demandas das mulheres e trocar experiências. “Queremos ouvir os seus anseios, dúvidas e buscar soluções, cursos e promover mais encontros como esse”, esclarece Gladis ao complementar que o objetivo é fazer um evento por mês.

“Também queremos envolver outros municípios que não estão participando da Comissão Estadual. Temos que fortalecer o nosso grupo e transmitir a ideia para outros locais. E em novembro pretendemos fazer um curso de liderança rural que vai auxiliar essas mulheres para terem conhecimento de gestão, para identificarem qual o custo da produção, como avaliar os lucro ou prejuízos, entre outros pontos. A mulher é a mão de obra na propriedade e nós queremos que ela auxilie também na administração”.

COMISSÃO – A Comissão Estadual de Mulheres da Faep foi criada para fortalecer a representatividade feminina no campo. Nos dias 22 e 23 de fevereiro, 15 produtoras rurais de diversas regiões do Paraná se reuniram, em Curitiba, para dar início ao planejamento estratégico e definir as metas de trabalho.

A proposta é que as mulheres estejam envolvidas no processo de estruturação da Comissão desde as primeiras decisões. Além da proposta de fortalecimento do espírito de liderança nas mulheres, a Comissão também será uma oportunidade para o crescimento mútuo entre as mulheres e a família rural.

Da Redação

TOLEDO