Júri experiente é responsável pela avaliação dos candidatos do Festin

14

A 45ª edição do Festival de Inverno de Toledo (Festin) permitiu o retorno das apresentações artísticas presenciais da Secretaria da Cultura. Durante três noites os cantores e cantoras toledanas se apresentaram para o público no Teatro Municipal e também para a plateia virtual que pode assistir pelas redes sociais da Prefeitura de Toledo e da Secretaria da Cultura Os cinco melhores de cada categoria avançam para as finais que acontecem no sábado (31), a partir das h.

Para definir os classificados e também quem serão os campeões, a Secretaria de Cultura escolheu cinco jurados, todos com muita experiência, e entre eles está Michele Coelho. Formada no curso Superior de Canto da Escola de Música e Belas Artes do Paraná e mestranda em Canto no Conservatório de Música Benedetto Marcello de Veneza, na Itália, Michelle já se apresentou para diversas plateias nacionais e internacionais. 

A cantora lírica, que já passou por muitos palcos, tem também em seu currículo uma apresentação no Festin. “Não me recordo o ano, mas garanti um segundo lugar na [Categoria] Popular cantando uma música gospel”, disse. Michelle acrescentou que hoje chegar ao júri de um dos festivais mais tradicionais do Paraná, apesar de diferente, é tão desafiador quanto. “Demandou muito estudo e dedicação para trocar de lugar”, brincou. Sobre o Festival, Michelle afirmou que chegar a 45 edições demonstra o quão tradicional este evento é. 

O júri ainda conta com os músicos Nelson Engelmann, Jocimar Silva, Lélis Hermes e Djonatan Ledur. Os critérios para atribuição das notas, nas categorias que envolvem a interpretação, são afinação, ritmo, dicção vocal e postura no palco. Já para as composições serão consideradas a letra da música, melodia, ritmo, afinação na interpretação, dicção e coerência vocal.

Currículo resumido dos jurados

Lélis Keity de Andrade Hermes – Graduada em música e graduanda na especialização de Ensino de Piano no Século XXI. Atua como professora de Música em Toledo desde 2000, ministrando aulas de piano, musicalização, regência de coro infantil, juvenil e adulto particulares e em diversas instituições de Toledo e região.Atualmente ministra aulas e eventos musicais em seu espaço Lélis Piano & Coro.

Jocimar Silva – Formado pelo Conservatório Matogrossense de Música, pós-graduado em Metodologia do Ensino da Música e Docência no Ensino Superior. É também chanceler e comendador Grã Cruz pela Sociedade Brasileira de Arte, Cultura e Ensino (Sbace), Imortal da Paz pela Organização mundial dos defensores dos direitos humanos da ONU (OMDDH) e pela Federação Brasileira dos Acadêmicos de Ciências, Letras e Artes (Febacla). Atua ainda como professor de canto lírico e popular há mais de 35 anos.

Michele Patricia de Coelho – Formada no curso Superior de Canto da Escola de Música e Belas Artes do Paraná em novembro de 2013 sob orientação do mezzo soprano Denise Sartori e mestranda em Canto no Conservatório de Música Benedetto Marcello de Veneza, Itália, sob orientação do soprano Luisa Giannini. 

Djonatan Ledur – Maestro, cantor lírico e professor de piano. Bacharel em canto pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná e especialista no ensino da Dança. Atualmente rege o Coral Cristo Rei, Coro Feminino Clareana, Coral Gaudeamus, Coral Associação Santa Rita de Cássia, Coro Infantil, Juvenil e Adulto de São Pedro do Iguaçu.

Nelson Engelmann – Professor e músico há mais de 30 anos. Profissional pela Ordem dos Músicos do Brasil (OMB) em Canto, Violão e Teclado. É compositor do Hino Oficial da Cidade de Nova Laranjeiras, no Paraná, e formador e regente de diversos corais adultos e infantis. 

Da Prefeitura de Toledo-PR