População em geral já pode ser imunizada contra a Influenza

6

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) autorizou os 399 municípios do Paraná a distribuir doses da vacina contra a Influenza para a população em geral. A decisão, que teve a anuência da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), é motivada pela baixa aplicação do imunizante entre pessoas de grupos prioritários.

Entre 12 de abril, data de início da Campanha Nacional de Vacinação contra o Influenza, até a manhã desta quinta-feira (24), o Estado havia aplicado 1.993.419 doses da vacina, 42,1% do total de 4.479.320 pessoas elencadas nos grupos prioritários – em Toledo, esse índice foi um pouco maior: 56,67% (27.947 de um total de 49.314). Entre os grupos com metas estabelecidas, a cobertura foi de 81,9% entre crianças com 6 meses e 5 anos, 72,7% de trabalhadores de saúde, 70,1% de gestantes, 60,4% de idosos com mais de 60 anos e 58,4% de puérperas.

De acordo com a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Cleunice Sarturi, existem cerca de 5.000 unidades disponíveis em estoque, com expectativa de envio de mais unidades pela 20ª Regional de Saúde nos próximos dias. “Aquelas pessoas que fazem parte dos grupos prioritários e que não aproveitaram a oportunidade ainda podem receber sua dose. Só que agora esta não será mais reservada”, alerta.

Dessa forma, munícipes com mais de seis meses de idade que desejam se proteger contra os tipos de gripe mais graves e comuns no Brasil [“A” (H1N1 e H3N2), “B” e sazonais] já podem procurar, durante o horário de funcionamento e com documentos pessoais e carteirinha de vacinação na mão, a unidade de saúde mais próxima de casa – exceto as do Bressan/Cezar Park, Alto Panorama, Concórdia e Panorama, que estão temporariamente desativadas, ou a do Cosmos, que atende exclusivamente pacientes com sintomas de Covid-19. “É importante destacar que as pessoas que tenham recebido a primeira ou segunda dose do imunizante contra a infecção do novo coronavírus devem esperar ao menos 14 dias para serem vacinados contra a Influenza”, observa Cleunice.

Da Prefeitura de Toledo-PR