Rede Estadual de Ensino distribui kits da alimentação escolar

5

As aulas na Rede Estadual de Ensino têm ocorrido de forma remota. Não ter os alunos presentes nas escolas exige toda uma logística que também envolve a destinação dos alimentos que seriam utilizados para o preparo da alimentação escolar. Este ano, a distribuição de alimentos perecíveis e não perecíveis deve ocorrer nos mesmos moldes de 2020, até que os estudantes voltem a frequentar os colégios.

“Os produtos da alimentação escolar tem chegado nas escolas e nos colégios, tanto o alimento seco, como da agricultura familiar”, explica o chefe do Núcleo Regional de Educação de Toledo (NRE), José Carlos Guimarães. “Os diretores têm seguido o protocolo de orientação e feito a entrega as famílias inscritas no Cadastro do Bolsa Família”.

Os kits contemplam alimentos como arroz, feijão, farinha, açúcar, macarrão, óleo de soja, frutas, verduras e hortaliças da agricultura familiar, entre outros. O representante da família faz a retirada na escola onde o aluno está matriculado. O chefe esclarece que a distribuição obedece a listagem das famílias inscritas no programa Bolsa Família no Sistema Estadual de Registro Escolar (SERE).

“A adesão das famílias é bastante grande. Percebemos que são muitas famílias que dependem da ajuda e desse alimento. Os alimentos entregues na escola são os da merenda escolar, que se não for entregue vence, uma vez que não têm alunos para comer. Toda vez que marcamos a entrega da merenda, as famílias podem buscar, independente se pegaram da vez passada ou não. A única exigência é estar cadastrado no Bolsa Família, para controle das escolas”, reforça Guimarães ao salientar que na entrega as escolas mantêm as medidas de segurança e distanciamento.

Em 2020, o Governo do Estado distribuiu quase 40 mil toneladas de alimentos, um investimento de R$ 187,9 milhões – bem acima de 2019, quando foram distribuídas 23 mil toneladas (apenas nas escolas), um total de R$ 127 milhões investidos.

ENSINO – Segundo o chefe, os recursos estão chegando normalmente ao Núcleo Regional de Educação. “Todas as escolas foram equipadas com pontos de internet em cada sala de aula, com um neetbook que fica a disposição para uso dos professores, caso o professor optar em fazer as aulas na escola”, relata.

Sobre a retomada das aulas presenciais e o início do ensino no modelo híbrido, Guimarães comenta que ainda não tem uma data definida. “Neste momento o Governo/SEED, não menciona nada. Temos que focar no estudo remoto. Ainda não temos previsão”, conclui o chefe do Núcleo Regional de Educação de Toledo.

Da Redação*

TOLEDO

*Com informações da Assessoria