Rotary: seis clubes beneficiam a comunidade do município

0 16

O Dia Mundial do Rotary, celebrado na data de 23 de fevereiro, comemora 117 anos de novas histórias, de novos projetos, de mais vidas transformadas. Não é simples definir a família rotária: fazer o bem se olhar a quem; manter a universalidade e elevação dos mesmos propósitos; civilização e movimento. A grandiosidade do trabalho desenvolvido em prol da sociedade vai muito além de palavras e especificações.

O Rotary é uma organização mundial de voluntários. Ele foi fundado em 23 de fevereiro de 1905, em Chicago, nos Estados Unidos. O advogado Paul Harris foi o idealizador e contou com a ajuda de três amigos para fundar um clube de profissionais das mais variadas classes. O nome Rotary surgiu porque as reuniões eram sempre em locais diferentes, ou seja, ocorria um rodízio.

Com a semente plantada, a ideia passou a ser disseminada por todos os cantos do planeta. O princípio continua sendo o mesmo desde 1905. Antes eram apenas quatro; hoje, são mais de 1,2 milhão de voluntários distribuídos em 36 mil clubes espalhados pelo mundo.

“Somos agentes da transformação”, destaca o presidente do Rotary Club de Toledo, Leonardo Filipi Chiella. “A ideia inicial é a mesma. Com a união é possível entrar em ação e fazer mudanças na comunidade. São projetos colocados em prática que visam solucionar problemas reais. Quem é do Rotary doa seu tempo em prol da comunidade”.

O presidente cita que a principal bandeira em termos de projeto mundial é a erradicação da poliomielite. “A Iniciativa Global de Erradicação da Poliomielite surgiu em 1979. No mundo, o Rotary já investiu U$ 2,1 bilhões para trabalhar a erradicação e mais milhares de horas de trabalho voluntário pela causa. A doença foi erradicada em 99,9% da população mundial, apenas no Afeganistão e no Paquistão existem casos. Se o combate da doença deixar de acontecer, no prazo de dez anos, mais de 200 mil crianças por ano seriam contaminadas pela doença”.

A FORÇA DO ROTARY – No Brasil, o Rotary iniciou em 1923. No Paraná, o Rotary foi dividido em quatro distritos. Toledo conta com seis clubes e pertence ao distrito 4640. As gestões mundiais iniciam no dia 1º de julho e encerram na data de 30 de junho do ano seguinte. Atualmente, o governador distrital é Sérgio Baseggio, de Francisco Beltrão.

No município, o primeiro a ser criado foi o Rotary Club de Toledo (10/03/1967); na sequência vieram o Rotary Club Toledo Integração (23/08/1984); Rotary Club Toledo Lago (20/02/1991); Rotary Club Toledo Aliança (10/12/1995); Rotary Club Toledo Centenário (25/11/2013) e Rotary Club Toledo Pioneiro (05/06/2014).

Como extensões de Rotary existem os Rotaracts (jovens de acima de 18 anos), os Interacts Clubs (adolescentes de 12 a 17 anos) e os Rotakids Clubs (crianças de 7 a 11 anos). Além disso, a sociedade também conta com o trabalho da Associação das Senhoras de Rotarianos.

PROJETOS EM AÇÃO – A família rotária desenvolve diversos projetos no município; são ações na área da saúde, no incentivo a prática esportiva, focado em atender as necessidades de pessoas em situação de vulnerabilidade social, entre outras problemáticas pontuais.

Em Toledo, o primeiro projeto foi a entrega de um trator Agrale; depois disso, outras ações foram desenvolvidas em benefício da comunidade. Alguns projetos resultaram na aquisição de equipamentos destinados ao Hospital Bom Jesus, ao Consórcio Intermunicipal de Saúde Costa Oeste (Ciscopar), entre outros locais; entrega de uma ambulância para o Corpo de Bombeiros, doações de cadeiras de rodas, cestas básicas, entre outras ações de execução rápida.

“Também temos os programas internacionais como o Subsídios para Projetos (clubes locais recebem recursos para projeto humanitários); Ryla (desenvolvimento de liderança para jovens para aprender novas habilidades); Intercambio de Jovens; Intercambio de Serviços e Bolsas de Estudos (cursos de graduação e pós-graduação)”, pontua Leonardo.

Para o presidente, fazer parte do Rotary é uma forma de ajudar a comunidade. “É gratificante integrar a família rotária. Saber que o Rotary já fez diversas ações que contribuíram na história da humanidade. Vemos que muitos problemas foram sanados e temos a missão de doar nosso tempo em prol da comunidade. Existe um sentimento de gratidão em cada sorriso daqueles que foram beneficiados por uma ação. Isso mostra que vale cada segundo do tempo investido no trabalho voluntário, esse é o retorno. Um dos nossos principais lemas é ‘dar de si, sem pensar em si’. Somos agentes da transformação ainda mais focados no lema da gestão 2021/2022 que é ‘Servir para transformar vidas’”, finaliza o presidente.

Da Redação

Deixe um comentário