Secretaria de Saúde promove ações para ampliar cobertura contra a Influenza

38

A chegada de mais doses de vacinas contra a Influenza e a disponibilidade para toda a população a partir dos seis meses motivou o Departamento de Vigilância em Saúde a intensificar as ações para ampliar a cobertura vacinal da população toledana. Para este sábado (07) está prevista a instalação de um ponto de vacinação na Praça Willy Barth, das 9h às 15h. Também devem ocorrer parcerias com secretarias municipais, entre elas a de Políticas para as Mulheres e de Cultura. 

Outra ação já definida é uma sala de vacinação exclusiva na Unidade Básica de Saúde do Jardim Coopagro para atender colaboradores de empresas no horário de trabalho. Participam da iniciativa a Fiasul, Prati Donaduzzi, Panorama Home Center, Mercado Schorr, Max Atacadista e as universidades Unioeste e Unipar. “Além da UBS Coopagro estamos solicitando que as demais unidades incentivem a população dos seus territórios a se vacinar”, explica a diretora de Vigilância em Saúde, Juliana Beux Konno.

Além disso, o setor de epidemiologia, com apoio das unidades básicas de saúde, está fazendo contato com empresas, mercados, escolas e demais entidades para organizar vacinações in loco. “Neste ano tivemos alguns problemas em relação à cobertura vacinal para a Influenza. Como a população estava ansiosa pela vacinação contra a Covid-19, muitos deixaram de se vacinar contra a gripe. Uns por acreditar que já estariam protegidos, outros por não entender os intervalos”, acrescenta Juliana.

Um público específico citado pela diretora são os caminhoneiros. “Sabemos que devido ao deslocamento, estes profissionais estão fora de seus municípios muitas vezes. Por este motivo a UBS do Jardim Panorama vai tentar alinhar um trabalho com o Sest/Senat para atender este público”. Os agentes comunitários de saúde também estão auxiliando no convencimento da população. “Foram produzidos cartazes e folders em parceria com a Secretaria de Comunicação Social para sensibilizar sobre a necessidade da imunização”, frisa.

Para o domingo (15), das 15h às 18h, serão montados pontos de vacinação no Parque Ecológico Diva Paim Barth e no Parque do Povo Luiz Cláudio Hoffmann. 

Onde procurar

Além destas ações, a vacina contra a Influenza está disponível em quase todas as unidades de saúde do município – exceto a do Cosmos, que atende exclusivamente pacientes com sintomas suspeitos de Covid-19. Podem receber proteção contra os tipos de vírus causadores da gripe mais comuns e perigosos no Brasil  [“A” (H1N1 e H3N2), “B” e sazonais] qualquer pessoa que tenha mais que seis meses de idade e que tenham recebido uma das doses do imunizante contra a Covid-19 há mais de 14 dias.

Da Prefeitura de Toledo-PR