Solicitação da Prefeitura de Toledo pode beneficiar 17 frigoríficos de peixe da região

0 6

Dentro das tratativas realizadas pelo vice-prefeito Ademar Dorfschmidt durante sua estada na capital estadual ocorreu uma visita ao secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara. Na pauta uma solicitação para uma alteração no Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf) para permitir a ampliação do volume de abate diário de peixes, atualmente limitado a meia tonelada/dia.

A reivindicação é regional e atenderia dezessete frigoríficos da Oeste. Conforme Ademar, o limite de processamento de 500 quilos por dia estanca a produção de tilápias. “Precisamos ampliar esse limite para oportunizar mais negócios para o setor. Temos muitas indústrias e oportunidade de crescimento para este setor caso seja aumentado esse limite ou até mesmo não tenhamos mais um teto para a produção”, comenta.

Dorfschmidt afirma que o secretário Ortigara e os técnicos foram muito receptivos em relação a esta demanda regional. “Conversamos com diretores e equipe técnica e ainda durante a viagem já tivemos um retorno que estudam a possibilidade de aumentar para 2.500 quilos, o que já seria um grande avanço. A resposta foi bastante rápida diante da necessidade destes frigoríficos em aumentar a produção e automaticamente gerar mais emprego e renda para o oeste paranaense”, frisa.

O vice-prefeito ainda salienta que essa necessidade foi observada pela equipe de servidores da Secretaria do Agronegócio, de Inovação, Turismo e Desenvolvimento Econômico, capitaneados pelo secretário da pasta Diego Bonaldo e a demanda chegou ao prefeito Beto Lunitti, que agiu em prol de solução para o problema. “Esse pedido chegou ao governador [Ratinho Júnior] que colocou a estrutura da Seab [Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento] à disposição para dar solução a este entrave”, concluiu.

Fonte: Prefeitura de Toledo

Deixe um comentário