Toledo abre 201 novos postos de trabalho em julho

12

Toledo registrou um saldo de 201 novos postos de trabalho em julho, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) divulgados ontem (26), pelo Ministério do Trabalho. O saldo é o resultado de 2.408 admissões e 2.207 desligamentos durante o mês.

Mais uma vez o setor de Serviços se destaca com a abertura de 165 novos postos de trabalho. Foram 959 admissões e 794 demitidos no mês, uma variação 0,81%. Em seguida, aparece o Comércio que no período contratou 572 e desligou 508 trabalhadores, um saldo de 64 novos postos de trabalho e o setor da Construção Civil, com 224 admitidos, 190 desligados e saldo positivo de 54.

“Novamente os setores de Serviços e Construção Civil crescem na geração de empregos. O destaque é o setor de fornecimento e gestão de mão de obra que novamente tem um número alto de contratações. Esse setor é um dos maiores responsáveis do saldo do ano”, comenta o secretário do Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, de Inovação e Turismo Diego Bonaldo.

Ele enfatiza que as empresas deste setor são responsáveis pela terceirização de serviços em grandes empresas e também em condomínios. “Ressalto os condomínios, pois vemos na nossa cidade o resultado de outro setor que não parou de crescer, a Construção Civil. Observamos vários prédios serem levantados e a entrega de outros empreendimentos”, complementa o secretário.

Em contrapartida, o Caged mostrou que em julho dois setores tiveram saldo negativo em contratações em Toledo. No período, o setor da Indústria admitiu 606 trabalhadores e desligou 958, encerrando o mês com saldo de -52 e o setor da Agropecuária contratou 27 e demitiu 57 trabalhadores, um saldo negativo de 30.

CRESCIMENTO – No acumulado do ano, o município aponta números bem positivos na geração de emprego. De janeiro a julho Toledo abriu 3.506 postos de trabalho com carteira assinada. Neste período foram 14.528 contratações e 14.022 desligamentos, uma variação de 6,59%.

Apesar de algumas quedas em alguns setores, algo que pode ser considerado sazonal, o secretário comemora a movimentação do mercado de trabalho de Toledo neste ano. Em janeiro o saldo foi de 499 novos postos de trabalho; em fevereiro foi de 940; em março foi de 498; em abril foi de 239; em maio foi de 849; em junho o saldo foi de 280. “Possivelmente já passamos pelo pior momento da pandemia. Nosso município vem crescendo e deve continuar”, finaliza Bonaldo.

Da Redação

TOLEDO