Toledo se despede de José Carlos Schiavinato

8

Os toledanos se despediram do ex-prefeito, ex-deputado estadual e atual deputado federal José Carlos Schiavinato nesta quinta-feira (15). O parlamentar faleceu na terça-feira (13), vítima de complicações decorrentes da Covid-19. Os atos fúnebres foram iniciados no Paço Municipal Alcides Donin pela manhã e tiveram continuidade na Catedral Cristo Rei. O sepultamento ocorreu na ala reservada aos prefeitos do Cemitério Cristo Rei.

Schiavinato exerceu a função de chefe do Executivo Municipal por dois mandatos, entre 2005 e 2012, e ocupou uma cadeira na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) em 2015 a 2018. Desde janeiro de 2019 era deputado federal. Toda essa trajetória política e a ligação com o município de Toledo foi destacada por diversas lideranças presentes no velório. 

Dentre elas, o prefeito Beto Lunitti que proferiu algumas palavras aos familiares do deputado durante a celebração em nome dos toledanos. “Estamos muito entristecidos e consternados com o falecimento do seu pai”, dirigindo-se a Rafael Schiavinato. Beto disse que foi aluno de Schiavinato em meados de 1979 na Funet e que desde então já se percebia a sua personalidade ligada à causa pública. 

Lunitti ainda reforçou que o legado do ex-prefeito ficará marcado pela história do município. “Seu pai merece o reconhecimento institucional deste governo e também do povo de Toledo. Nós enquanto homens públicos temos o grande dever de fazer esse reconhecimento pela história bonita e certamente o povo de Toledo reconhece o trabalho e dedicação do nosso ‘Zé Carlos’. Para fora, ele era conhecido como Schiavinatto, mas para os toledanos era o querido Zé Carlos.

Beto ainda fez menção às lutas que Schiavinato teve durante todo seu legado como servidor, como prefeito e como deputado estadual e federal. “E que a gente possa, sempre, constituir ambientes harmônicos do ponto de vista da política, do debate, para avançar, como de fato ele constituiu enquanto esteve aqui”.

O presidente da Câmara de Vereadores, Leoclides Bisognin, disse no seu discurso que “José Carlos não admitia ver uma calçada estragada ou um buraco no asfalto, pois ele amava essa cidade, levem da Câmara de Vereadores de Toledo o nosso reconhecimento por tudo que ele fez por Toledo, pelo Paraná e pelo Brasil. Nossas condolências a família”, Da mesma forma, o empenho de Schiavinato pela causa pública foi enaltecido pelo ex-deputado federal e amigo Dilceu Sperafico. “Ele era um cidadão correto que vai deixar exemplo para toda a sociedade, com certeza é um modelo que todos deveriam seguir”.

O filho Rafael Schiavinato explicou que a mãe vinha de um longo tratamento oncológico e no fim de fevereiro acabou contraindo o Covid-19, em seguida o pai e o irmão. A doença acabou ceifando a vida da mãe e 31 dias após, do pai. falou sobre a tristeza de participar do velório do pai e da mãe, falecida há 31 dias. “O que nos conforta em primeiro lugar é Deus, que a gente sempre teve no coração e sempre teve muita fé na vida eterna, isso que nos consola. E todo esse reconhecimento da sociedade sempre ao lado da minha mãe, isso traz um conforto muito grande. Todo o trabalho que ele realizou, o slogan era trabalho, então a marca dele era o trabalho, autoridade, a seriedade como sempre tratou tudo. Na família sempre foi um pai muito zeloso, preocupado com o bem estar da família e com o caráter dos filhos e dos netos, tudo isso ficará eternamente guardado em nossos corações”

Rafael ainda mencionou a batalha da família e o quanto lutaram para se recuperarem. “Nós temos a fé na vida eterna e eles [os pais] não poderiam viver separados, a gente acredita que isso é muito forte e está aí a prova”, concluiu. 

Da Prefeitura de Toledo-PR