Voto útil: Observatório Social do Brasil de Toledo vai contribuir com a conscientização do eleitor

0 30

Em 2022, a população deve ir às urnas para escolher representantes de cinco cargos em disputa: presidente da República, governador, senador, deputados federais e deputados estaduais. O primeiro turno (único turno, no caso da eleição para o Senado) ocorrerá em 2 de outubro. O segundo turno (para presidente da República e governadores, se necessário) está marcado para 30 de outubro.

Até outubro, os candidatos devem estar atentos aos prazos. Por exemplo: em abril termina o prazo para que governadoras ou governadoras de estados e prefeitas ou prefeitos que pretendam concorrer a outros cargos neste ano renunciem a seus mandatos (a chamada desincompatibilização).

Já, para a população, é recomendável acompanhar as propostas de cada candidato. Inclusive, seguindo as orientações da rede Observatório Social do Brasil, a unidade de Toledo possui um grupo de trabalho formado para realizar um trabalho de conscientização ao votar. De acordo com a vice-presidente do OBS de Toledo, Ruth Winterkorn, é objetivo dos voluntários do Observatório Social, a exemplo de anos anteriores, contribuir com a conscientização do eleitor para o voto útil, não votar em branco ou anulando. “E, principalmente, não vendendo o seu voto, já que – voto não tem preço, tem consequência”, afirma.

CONHECIMENTO – Nesse intuito, Ruth comenta que serão realizadas palestras sobre o voto consciente nas universidades e nas faculdades, escolas para estudantes dos cursos técnicos, terceiros anos do Ensino Médio, ou seja, aqueles que já podem votar e, muitas vezes, não o fazem por estarem descrentes em relação aos políticos e suas atuações no decorrer do cargo.

A vice-presidente do Observatório Social destaca que há muito a ser feito e para tanto em nome do Observatório Social do Brasil-Toledo lança um convite a todos os cidadãos do município para engajarem-se nesse trabalho voluntário.

Ela explica que o Observatório Social do Brasil é um espaço para o exercício da cidadania. “Ele é democrático e apartidário e integrado por cidadãos brasileiros que além de indignar-se queiram também fazer algo em favor da transparência e da qualidade na aplicação dos recursos públicos”.

AÇÕES – Além disso, na certeza de que os tempos mais sombrios já passaram, neste ano de 2022, o Observatório Social do Brasil – Toledo tem como meta inicial visitar representantes dos diversos segmentos da sociedade, tais como: universidades e faculdades, clubes de serviços, meios de comunicação (rádios, jornais e revistas), organizações representativas de classes (OAB, Associação dos Engenheiros e Arquitetos, Clubes de Idosos, Associações Bairros, etc.).

Conforme a vice-presidente do órgão, o intuito de cada visita é motivar cidadãos de todas as áreas para integrarem o Observatório Social. “Para que assim possamos acompanhar de forma mais efetiva as licitações e o andamento das obras”, afirma Ruth ao complementar que “os valores mais expressivos do município são investidos nessas áreas, bem como monitorar os trabalhos dos vereadores na Câmara Municipal”.

A vice-presidente ressalta que para integrar o Observatório Social os cidadãos devem ser isentos e desvinculados de política partidária, não podendo ter vínculo empregatício com a Prefeitura de Toledo ou Câmara Municipal. Ela pondera que também é condicionante a obrigatoriedade de apresentação de certidão de não filiação partidária, fornecida pelo Tribunal Regional Eleitoral.

Para mais informações, os interessados devem buscar contato através do e-mail [email protected] ou pelas redes sociais Instagram: osbtoledoparaná e Facebook: Osbtoledo.

Da Redação

TOLEDO

Deixe um comentário