Unioeste leva pesquisa e inovação ao Show Rural

0 84

Trator elétrico, um carro movido a hidrogênio, equipamento de pulverização estão entre os projetos serão apresentados pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) na 36 edição do Show Rural Coopavel, o maior evento Agro da América Latina.

Essa será a maior participação da Universidade no evento, com professores e acadêmicos pesquisadores prontos para receber o público. O estande da Unioeste ainda conta com o gabinete itinerante da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI). O evento começa no dia 05 de fevereiro e termina no dia 09 do mesmo mês.

         Após grande destaque na 35 edição do Show Rural Coopavel, a Unioeste se prepara para expor projetos que contribuem com o desenvolvimento científico e tecnológico do Agronegócio no Paraná. “Este é o terceiro ano seguido em que temos uma estrutura própria no show rural. Um estande pronto para apresentar nossas pesquisas e tudo aquilo que criamos na Universidade. É muito importante participar da maior vitrine tecnológica da América Latina, e principalmente, um evento criado aqui e sempre realizado aqui em Cascavel. A Unioeste tem esse protagonismo regional e mais um ano, estaremos juntos, mostrando que também temos o agro, o desenvolvimento, a tecnologia em nosso DNA”, disse o reitor Alexandre Webber.

Vale ressaltar que o Paraná encerrou o ano de 2023 com 3,9 agricultores certificados, sendo o estado brasileiro líder em produção orgânica graças a contribuição do Paraná mais Orgânico (PMO). Coordenado pela SETI, O Programa envolve 11 núcleos de certificação localizados em nove campus das universidades estaduais e no Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR).

Projetos

– Desenvolvimento de Bioinsumos e Bioprodutos para Cadeia Agroalimentar;

– Paraná + Orgânico;

– Envcity- Estação de Monitoramento de Qualidade do Ar;

– Racionalização do uso de água na produção e na indústria de transformação do pescado;

– Unioeste na Comunidade;

– Projetos do Curso de Engenharia Agrícola;

– Pós-graduação em Engenharia Agrícola (PGEAGRI);

– Valorização Agronômica e Energética de Resíduos Orgânicos;

– Mapeando o Futuro da Psicultura no Paraná;

– O Solo na Escola;

– AgriTech Symbiosis;

– Aplicações em saúde da Cúrcuma e aplicações em saúde de uma proteína extraída do casulo do bicho-da-seda.

Deixe um comentário