UTFPR de Toledo promove a 1ª Feira da Matemática

0 812

Da Redação

TOLEDO

No dia 20 de abril acontece a 1ª Feira da Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Toledo. O evento será realizado no Bloco C da instituição das 8h às 12h e das 13h30 às 16h. Toda a comunidade está convidada para participar.

Segundo o professor da UTFPR, Renato Francisco Merli, a Feira tem por objetivo apresentar diferentes perspectivas sobre o ensino de matemática. “Ela será realizada pelos acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática que participam do Programa Residência Pedagógica (PRP) e dos estágios. Teremos seis salas temáticas, com diferentes abordagens da matemática: uso de jogos, tecnologias, literatura e resolução de problemas, história da matemática, origamis e dobraduras, e competições”. Além de Renato, Feira é organizada pelos professores Emerson Tortola e Heloisa Cristina da Silva.

A inscrição por pessoa ou família é um quilo de alimento não perecível a ser entregue no dia. “Para aqueles que puderem, quem não puder, a entrada é gratuita. Para nos organizarmos, pedimos que inscrevam seus nomes no possível horário em que virão participar. Toda a comunidade pode participar, pois não tem restrição de idade”, comenta ao citar que o link para inscrição é: https://forms.gle/wcrUJZyp5dvHSGBP8 .

CELEBRA A MATEMÁTICA

O professor pontua que essa primeira edição da Feira surge como um espaço de integração para a comunidade escolar, com o intuito de reunir alunos, professores, pais e responsáveis em torno de um objetivo comum: celebrar a matemática e seus múltiplos benefícios.

Renato destaca que através da divulgação de trabalhos realizados pelos alunos e da interconexão com outras áreas do conhecimento, a Feira visa estimular a criatividade, a resolução de problemas e o interesse pela carreira docente.

Os objetivos da Feira, conforme o professor, estão focados em dois públicos diferentes: o primeiro, voltado para a comunidade, cujo objetivos são promover o curso de Licenciatura em Matemática e mostrar as atividades que os licenciandos têm produzido. Já o segundo está voltado para os próprios acadêmicos do curso de licenciatura em matemática em promover o desenvolvimento de novas estratégias de ensino de matemática para um público diversificado.

“A Feira de Matemática se destaca como uma iniciativa essencial para promover a cultura matemática, despertando o interesse e a paixão pela disciplina em todas as faixas etárias, desde crianças até adultos. Através de uma experiência enriquecedora e interativa, a feira contribui para a formação de cidadãos críticos e preparados para os desafios do futuro. A Feira de Matemática é uma ótima oportunidade para mostrar à comunidade a importância da matemática e para promover o aprendizado da matemática de forma divertida e interativa”, conclui.

Deixe um comentário