Vacinar os pets ajuda a garantir a proteção dos tutores

6

As vacinas garantem a proteção imunológica dos pets e, consequentemente, de seus donos e daqueles que têm contato com eles. O foco da saúde humana está voltado à vacinação contra a Covid-19, contudo, quem tem pet em casa não deve esquecer dos animais de estimação.

“A carteira de vacinação dos animais precisa estar em dia. Ou seja, é preciso prestar atenção às datas de reforço. São cuidados básicos com a saúde dos bichos de estimação que os proprietários precisam ter”, alerta o médico veterinário, Daniel Tranquino.

O profissional alerta que logo nos primeiros meses de vida os cães e gatos devem ser vacinados. “Neste período é essencial que sejam seguidas as a datas de reforço e não seja deixada de lado nenhuma vacina”, declara ao reforçar que ao finalizar o ciclo de prevenção inicial, as demais vacinas devem ser ministradas anualmente ou segundo orientação veterinária. Ele reforça que é importante não esquecer que eles também precisam de atenção.

PREVENÇÃO – “Algumas doenças de cães e gatos – leptospirose e giardíase em cães e a raiva em cães e gatos – são zoonoses, ou seja, que podem passar do animal para o humano, por isso, os profissionais da área reforçam a importância de adotar as medidas preventivas que vão além de proteger apenas os pets, mas também seus tutores”, alerta.

Conforme Tranquino, é sempre melhor prevenir do que remediar. Ele comenta que para que o animal possa receber a vacina, é necessário que esteja em condições saudáveis – enfermidades como infecções, vermes, pulgas, carrapatos, diarreia e febre, precisam ser tratadas antes da administração da vacinação.

“É importante levar os animais em consultas com o veterinário para que a saúde seja avaliada com periodicidade. Nessas consultas os profissionais já aproveitam para verificar a carteira e dar as orientações necessárias”, conclui.

Da Redação

TOLEDO