Wine Day 2024 oportuniza a degustação dos melhores vinhos do Brasil e mundo

0 225

Cascavel recebe no próximo sábado (6), o Wine Day 2024, maior evento enogastronômico do Paraná, no Espaço Vivacce, das 17h às 22h. A iniciativa do Democratizando o Vinho e do empresário Marcus Vinicius Dalavechia, o Caco, especialista em Enogastronomia, oportuniza aos convidados o acesso a mais de 220 rótulos de vinhos de 12 países, e contando com 17 produtores brasileiros, que estarão presentes no evento, trazendo uma média de cinco rótulos cada, como a Casa Valduga, Aurora, Cave Geisse, Valmarino, Don Giovanni, Don Laurindo, entre outros. Além dos vinhos, os convidados poderão provar mais de 20 opções de chopes, nos estilos Pilsen, APA, IPA, Pilsen Premium, Session IPA, entre outros.

“A decoração dos ambientes é misto, com espaços internos e externos, sendo que uma das áreas será dedicada à valorização dos vinhos brasileiros. Tudo foi muito pensado para que os convidados fiquem confortáveis e tranquilos nos ambientes climatizados, sintam-se seguros para curtir junto de amigos e familiares”, diz Caco.

Uma das novidades desta edição é o bar de drinks temático, na área central do evento, onde serão servidas cinco opções de drinks, todos preparados na taça de cristal, e que utilizam o vinho na sua composição. Além disso, haverá dez estações gastronômicas, com a presença de chefs de renome nacional. Será uma opção de saladas vegetariana e quatro opções de pizza, dentre elas uma doce e a outra vegetariana. O vice-campeão do MasterChef Profissionais em 2018, Wilian Peters, especializado em Alta Gastronomia e Cozinha Executiva, marca presença e ficará responsável pela preparação do espaguete ao vôngole.

Já na área externa, o público poderá degustar como sobremesa a torta banoffee preparada na parrilha. Outra opção gastronômica é o hambúrguer defumado do Rex, que leva em sua composição cebola caramelizada com vinho do Porto. O Moma Gastronomia Árabe também marca presença. Outros pratos como costela fogo de chão, Porco Moura, porco à paraguaia e cordeiro patagônico também estão na lista gastronômica.

Um dos pontos altos da edição, conforme Caco, são as quatro salas masterclass temáticas, onde serão servidos vinhos especiais, apresentados por enólogos e sommeliers. O convidado opta por fazer um investimento a parte do convite, no valor de R$ 50 para cada uma das salas (ou R$100 em vinhos para levar para casa), com acesso para degustar vinhos raros, exclusivos e de alto valor. Em cada uma das quatro salas, os convidados poderão fazer até seis degustações.

Em uma das Salas, estará a Vinícola Morandé, com a presença da embaixadora da marca no Brasil, Keli Bergamo, que possui várias certificações e especializações relacionadas ao estudo do vinho. Já na Sala 2, os convidados podem fazer a degustação Gran Vin, ou seja, de vinhos de grandes nomes do Velho Mundo.

A Sala 3 vai disponibilizar os grandes vinhos brasileiros apresentados pelos seus enólogos, oportunizando o acesso direto de informações de quem fez o vinho. Na Sala 4, com o tema Denominação de Origem Altos de Pinto Bandeira, estarão presentes quatro vinícolas brasileiras: a Cave Geisse, Dom Giovanni, Valmarino e Aurora. Atualmente, conforme explica Caco, no âmbito mundial, apenas quatro regiões produtoras no mundo possuem a D.O de espumantes: o Champagne, na França; Cava, na Espanha; Franciacorta, na Itália e Altos de Pinto Bandeira, no Brasil.

“Os principais enólogos do Brasil foram convidados para o evento, permitindo que o nosso público tenha uma experiência única diretamente com quem produz os vinhos. Além disso, poderão adquirir vinhos no Wine Day, pois vamos disponibilizar uma grande loja. Como são vinhos direto com o produtor, é possível adquirir os produtos com desconto”, adianta Caco.

Altos de Pinto Bandeira
A executiva e Enóloga da Associação de Produtores de Vinho de Pinto Bandeira (Asprovinho), Juliana Toniolo Rossatto, ressalta a importância de estarem presentes no Wine Day para levar o modelo de divulgação da Indicação Geográfica (IG) de Origem, a Altos de Pinto Bandeira, exclusiva para espumantes, reconhecida há dois anos, que engloba os municípios de Pinto Bandeira, Bento Gonçalves e Farroupilha, num processo que levou uma década para ser aprovado. Hoje, a Asprovinho é composta por quatro vinícolas, que são as Cave Geisse, Dom Giovanni, Valmarino e Aurora.

“Além do nome das vinícolas e dos rótulos que serão apresentados, vamos falar sobre o trabalho seríssimo de conquista dessa Denominação de Origem. No momento que a gente conquista uma denominação de origem, não são apenas as vinícolas envolvidas que levam o selo. A região como um todo acaba sendo beneficiada”, pontua. Ainda segundo ela, é a primeira experiência que a Altos de Pinto Bandeira terá fora do Rio Grande do Sul.

Para o médico Gerson Tatsuya Uchimura, um apreciador de vinho, da gastronomia e que adora viajar para conhecer novas culturas, tradições e novos rótulos de vinho, essa será uma oportunidade única para a troca de informações e aprofundar os conhecimentos dos espumantes brasileiros na inédita D.O, com os profissionais que fazem vinho.

“Os espumantes brasileiros há muito tempo têm sua qualidade comprovada pelos consumidores brasileiros e fora do Brasil. Nesta edição do Wine Day em Cascavel, vamos ter o privilégio de contar com algumas salas de masterclass”, comemora.

Atrações artísticas
Visando a valorização de artistas locais e regionais, o Wine Day 2024 preparou atrações especiais para esta edição, com melodias do jazz, rock, MPB e música eletrônica. São presenças confirmadas o Rock4 Boots, Duo Voyage e Luciano Veronese e Quinteto do Jazz. Já na parte externa haverá DJ.

Convites
Os convites podem ser adquiridos por meio do WhatsApp (45) 99102-2103, via Pix, sendo que a partir do terceiro lote é permitido o parcelamento no cartão de crédito, em até três vezes, sem juros.

Serviço
Wine Day Verão
Data: 06/04/2024
Horário: Das 17h às 22h
Local: Espaço Vivacce
Cidade: Cascavel

Deixe um comentário