Albergue Noturno Allan Kardec: atendimentos seguem média do período

0 158

Sem a chegada de frentes mais frias, é normal o Albergue Noturno Allan Kardec ter a procura reduzida. Em julho de 2022, a estrutura retomou os atendimentos. De volta na prestação dos serviços habituais, o Albergue tem atendido uma demanda considerada normal para o período.

A estrutura já chegou a atender 25 pessoas por noite – isso como uma média – porém, neste mês de abril os atendimentos estão variando entre 15 a 20 pessoas por noite.

A média está dentro do previsto, visto que ainda as temperaturas estão elevadas. Entre as justificativas está a procura pelo litoral, ou seja, os aventureiros optem por ficarem naquela região nesta época do ano, por ser uma local mais atrativo em períodos quentes.

FUNCIONAMENTO DO ALBERGUE

A manutenção do Albergue fica sob a responsabilidade do Grupo Espírita Fraternidade – entidade fundadora e mantenedora há quase três décadas. Nestes anos de atuação, o espaço conta com o apoio e auxílio da comunidade e voluntários para promover os atendimentos ao público necessitado.

“O Albergue está se mantendo com promoções e das vendas do nosso bazar. O Município ainda não está nos ajudando em nada”, cita o diretor do Albergue Noturno Allan Kardec, Ademir Francisco Bebber.

ATENDIMENTOS

Com o término dos serviços de ampliação, o espaço passou a ofertar mais conforto para aqueles que precisam dos serviços. A capacidade de atendimento é de 40 pessoas por dia, em circunstâncias normais, já em situações emergenciais, o albergue tem condições de atender até 60 pessoas por dia, com alimentação e pernoite.

A proposta do espaço é permitir que a pessoa atendida tenha uma oportunidade de recomeço da vida, socorrendo-a em situações emergenciais ou ainda um local de suporte diante de casos de acompanhamento de internamento hospitalar de familiares.

AMPLIAÇÃO

O projeto de ampliação contemplou a construção de uma área total de 262 metro quadrados dividida em dois pavimentos. O piso superior – área de 130 metros quadrados –  é dedicado, exclusivamente, ao atendimento do público feminino, onde haverá espaço para pernoites, refeições, sala de leitura, televisão, ambiente para lavar, secar e passar roupas e ainda uma pequena cozinha com geladeira e micro-ondas para o preparo de mamadeiras e lanches rápidos. Essa estrutura poderá abrigar, de maneira confortável, até 12 mulheres.

No piso inferior tem um espaço para armazenar e organizar as roupas provenientes de doação (a entidade promove, em média, a doação de 20 mil peças de roupas por ano) e oficinas para consertos de roupas. Além disso, terá um espaço adequado para a realização de um bazar permanente visando o autossustento da instituição.

O atendimento é totalmente gratuito e terá como meta ajudar as pessoas a se inserirem no mercado de trabalho, estruturando-se na sociedade. Não há um tempo limite para permanecer no Albergue, desde que seja para solucionar um problema em definitivo. A ideia é ajudar para que as pessoas possam sair da condição em que se encontram e superarem o momento. O diretor pontua que também acrescenta que não são atendidas pessoas em estado e comportamento alterado, com sinais de embriaguez ou outros tipos de drogas licitas ou ilícitas.

Da Redação

TOLEDO

Deixe um comentário