Calendário de atividades reforça a luta contra a violência contra a mulher

0 35

O mês de agosto inicia com um forte apelo de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher com a campanha ‘Agosto Lilás’. Neste mês também é lembrado do aniversário da Lei Maria da Penha, sancionada no dia 7 de agosto de 2006. A Lei, que completa 16 anos, é uma homenagem à mulher que ficou paraplégica em consequência das agressões do marido e que se tornou símbolo da luta contra a violência doméstica.

Durante o mês, a Secretaria de Políticas para Infância, Juventude, Mulher, Família e Desenvolvimento Humano realiza diversas ações no município com o intuito de informar as mulheres sobre os seus direitos e sobre a rede de proteção. A titular da pasta Jennifer Thays Chagas Teixeira enfatiza que esse é um momento importante de reflexão e ações.

“Precisamos resgatar o que já alcançamos como direitos da mulher e pensar em novas estratégias para, não só para remediar os casos de mulheres que sofreram algum tipo de violência, mas para prevenir e combater essas situações que podem em muitos casos tirar a vidas das mulheres”, comenta.

Entre os movimentos que serão realizados durante esse mês, Jennifer enfatiza que a ideia das ações é lembrar que, para a violência contra a mulher não tem desculpa, tem leis e essas leis precisam ser cumpridas e fortalecidas. “Nós, enquanto Poder temos esse sentimento de querer fazer mais e ao mesmo tempo temos o desejo de que as mulheres estejam protegidas, esse é o nosso papel”, esclarece.

A secretária pontua que todas as ações desenvolvidas neste mês e ao longo do ano envolvem campanhas educativas e ações que levam esses assuntos para discussão para fortalecer a rede de proteção e para que informação chegue a mais mulheres. “Quando a mulher sabe dos seus direitos ela faz a denúncia, se encoraja e encoraja outras mulheres também a fazer a denúncia e ter a sua vida resguardada. O objetivo das campanhas é justamente levar essas informações para as mulheres”, complementa Jennifer.

PROGRAMAÇÃO AGOSTO LILÁS: 2º Seminário Mulheres em Foco: Capacitação para toda a rede de proteção na Escola de Governo entre os dias 1º a 5 de agosto das 8h às 12h; Projeto Primavera, na Linha Gramado, todas as terças-feiras das 8h30 às 10h30; Projeto Inspirar, Empreender e Empoderar – Parceria Agronegócio/Sebrae/SMDH, no Sebrae, nos dias 2, 9 16 de agosto das 19h ás 22h.

Roda de Conversa – Clube de Mães Novo Sarandi, no dia 2 de agosto às 15h; Projeto Pequenas Conversas, Grandes Transformações, nas escolas municipais nos dias 8, 15, 22 e 29 de agosto, das 14h às 16h; Reunião Fortalecendo a Rede De Proteção, na Central de Conselhos no dia 10 de agosto às 8h30.

Também vai acontecer a Roda de Conversa – Lei da Importunação Sexual que vai acontecer no Central Pack – Prati Donaduzzi no dia 11 de agosto às 15h; Mesa Redonda Alusiva aos 16 Anos de Sanção da Lei Maria da Penha, Organização: Comissão de Estudos de Gênero da OAB com o tema: A Rede de Enfrentamento e o combate a violência contra as mulheres. Será na Sede da Subseção da OAB – Toledo no dia 18 de agosto às 19h.

Ainda em agosto vai acontecer a Roda de Conversa com Mulheres Surdas na Apada e a Roda de Conversa com Idosos no Certi Pioneira, ambos eventos com datas e horários a definir.

Da Redação

TOLEDO

Deixe um comentário