Câmara entrega Prêmio Dr. Pinotti na quarta (26)

2

A Câmara dos Deputados realiza nesta quarta-feira (26), às 10h30, a solenidade de entrega do Prêmio Dr. Pinotti, com transmissão ao vivo pelo canal da Casa no YouTube. A premiação é concedida anualmente a entidades cujos trabalhos ou ações merecem especial destaque pela promoção do acesso e pela qualificação dos serviços de Saúde da Mulher.

As cinco entidades que serão agraciadas com os diplomas de menção honrosa nesta 10ª edição foram escolhidas por votação direta de um conselho deliberativo de deputados, constituído especialmente para esse fim. A data marcada para a entrega é uma alusão ao Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna.


Premiadas 2021


– Casa Nosso Lar – Associação Amapaense de Apoio aos Pacientes em Tratamento Fora de Domicílio (AP): Fundada em 2017, a entidade possui, entre outros, o projeto Outubro Rosa, que proporciona atendimento médico especializado às mulheres – exames como ultrassonografia ginecológica, mamografia, exames laboratoriais hormonais, entre outros – durante todo o mês de outubro; e o projeto Parto Seguro, voltado para as mães com gravidez de alto risco, que vivem em municípios longínquos.


– Centro de Genética Humano (GO): Instituição que trabalha com a identificação de síndromes genéticas, doenças do sexo, gênese do Câncer, reprodução humana, comportamento humano e identificação de doenças genéticas em bebês na fase gestacional.


– Centro de Saúde da Mulher (RO): presta atendimento na área de saúde da mulher – urologia, pediatria, ultrassonografias, pequenas cirurgias, coletas de sorologias e hormônios, entre outros. A instituição atende uma média de 150 pacientes diariamente.


– Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará: presta serviços ambulatoriais e de internação, com perfil assistencial na atenção à saúde da criança e da Mulher. A instituição possui programas como Mãe Canguru – de atendimento a recém-nascidos de baixo peso; Banco de Leite Humano – de incentivo ao aleitamento materno; programa de atendimento integral às mulheres vítimas de escalpelamento; e programa de atendimento a crianças e adolescentes vítimas de violência sexual.


– Hospital da Mulher Heloneida Studart (RJ): especializado no atendimento às gestantes de bebês de médio e alto risco. A unidade conta com o Serviço SOS Mulher, que acolhe vítimas de violência a partir dos 12 anos de idade, e a Casa da Mãe! – local onde a puérpera fica hospedada durante a permanência de seu bebê na UTI ou na UI. O espaço recebe mulheres que moram pelo menos 50km de distância ou em lugares de difícil acesso. O hospital também possui o Banco de Leite Humano, que faz captação de leite humano, a pasteurização e a distribuição aos recém-nascidos internos.


Dr. Pinotti


O prêmio, concedido desde 2010, leva o nome do médico ginecologista, professor universitário e político José Aristodemo Pinotti. Graduado pela Universidade de São Paulo (USP), Dr. Pinotti foi autor de mais de 1.300 publicações, entre livros científicos e artigos em revistas e jornais especializados nacionais e estrangeiros. Na política, foi deputado federal por três mandatos, e dedicou esforços a melhorar o acesso à saúde pública e o atendimento à população, em especial a feminina. Dr. Pinotti faleceu em 2009.

Da Assessoria