Coluna da ADI-PR – 31/01/2024

0 25

16º Prêmio Ocepar

Seguem abertas até dia 29 de fevereiro as inscrições para o 16º Prêmio Ocepar de Jornalismo. O tema desta edição é “Econômico, social, ambiental e governança fazem parte do DNA das cooperativas do Paraná”. Podem concorrer materiais publicados entre 1º de agosto de 2022 e 29 de fevereiro de 2024. O anúncio dos vencedores acontecerá no dia 1º de abril de 2024, durante a Assembleia Geral Ordinária da Ocepar.

Parque Nacional

O Parque Nacional do Iguaçu abrirá uma hora mais cedo, das 8h às 16h, de sábado a terça-feira (10 a 13 de fevereiro de 2024). Além do horário ampliado, o parque terá surpresas para os visitantes nos quatro dias do feriadão de carnaval. São esperadas mais de 42 mil pessoas na Maravilha Mundial da Natureza.

Presidência da Faep

Ágide Meneguette foi reeleito presidente da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep) para o triênio 2024/27. O engenheiro agrônomo recebeu os votos de 103 sindicatos dos 109 presentes na eleição realizada nesta segunda-feira (29), na sede da FAEP, em Curitiba. A eleição teve chapa única. O mandato da nova gestão tem início no dia 11 de março.

Mesa diretora

A mesa diretora da Faep, eleita para o triênio 2024/27, está composta pelo presidente: Ágide Meneguette, vice-presidente: Guerino Guandalini, vice-presidente: Francisco Carlos do Nascimento, vice-presidente: Oradi Francisco Caldato, vice-presidente: Lisiane Rocha Czech, vice-presidente: Ágide Eduardo Perin Meneguette, vice-presidente: Nelson Gafuri, diretor secretário: Livaldo Gemin, 2º diretor secretário: Ivo Pierin Júnior, diretor financeiro: Paulo José Buso Júnior e 2º diretor financeiro: Mar Sakashita.

Ano Judiciário

A solenidade de abertura do Ano Judiciário do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, ocorrida na manhã desta segunda-feira (29 de janeiro), contou com palestra do ministro Luiz Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), que abordou a importância do papel da justiça no regime democrático. O evento foi comandado pelo desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen, presidente do TJ-PR.

Rumo ao mundial

O curitibano Vitor Henrique Rodrigues Mezzomo se prepara para disputar seu primeiro torneio internacional de Muay Thai, o “UIAMA World Abierto de Artes Marciales”. A disputa será na cidade de Buenos Aires, capital da Argentina, no dia 12 de maio deste ano. A família Mezzomo pede ajuda para arrecadar o montante necessário para custear as despesas. A meta é conseguir arrecadar R$ 5 mil até abril.

Parcerias

O Paraná busca parcerias com o Reino Unido em áreas como educação, infraestrutura e energias renováveis, e a ampliação do comércio bilateral. O vice-governador Darci Piana recebeu a cônsul-geral do Reino Unido em São Paulo, Sarah Clegg, para apresentar os potenciais e os projetos do Estado nessas áreas. “Temos muitos projetos de infraestrutura em andamento, como a Nova Ferroeste e as concessões rodoviárias, que estão abertos para a participação de investidores estrangeiros,” disse o vice-governador.

RenovaPR 

O Programa RenovaPR completou dois anos em setembro do ano passado. Nesse período foram mais de 6,6 mil projetos desenvolvidos, que somaram R$ 1,2 bilhão em investimentos. O IDR-Paraná realizará dois eventos no Show Rural Coopavel 2024 para divulgar o RenovaPR. O objetivo de fortalecer as políticas públicas de energias renováveis e a adoção da geração própria de energia renovável pelos produtores rurais.

 Assembleia Itinerante

A primeira edição de 2024 da Assembleia Itinerante ocorre nesta quarta-feira (31) em Arapongas, no Norte do Estado. A Assembleia promove um grande evento para receber as reivindicações da sociedade civil e homenagear personalidades da região a partir das 18 horas. A 10ª sessão especial de interiorização da Assembleia será realizada durante a Movelpar Home Show 2024, que ocorre entre os dias 30 de janeiro e 01 de fevereiro no Centro de Eventos Expoara, em Arapongas.

Porta-contêineres

O Porto de Paranaguá recebeu nesta segunda-feira (29) o navio MSC Natasha XIII, do armador Mediterranean Shipping Company (MSC). A embarcação é o maior porta-contêineres em comprimento a ser recebido no Paraná: são 366 metros de ponta a ponta.  Com as obras de derrocagem e serviços de dragagem para aumentar cada vez mais a profundidade do canal atualmente é possível fazer a atracação de navios cada vez maiores.

Porta-contêineres II

A próxima atracação de um navio desse porte está prevista para a primeira semana de fevereiro com a chegada do navio MSC Elisa XIII, embarcação irmã do MSC Natasha XIII, que possui exatamente as mesmas características de comprimento, largura e capacidade.

Emprega Mais

A primeira edição de 2024 do Mutirão Emprega Mais Curitiba acontece nesta quarta-feira (31), na Agência do Trabalhador Central. A ação do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Qualificação e Renda (SETR), ofertará 500 vagas com carteira assinada em empresas de diversos setores. As senhas para atendimento serão entregues até às 12h.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

Deixe um comentário