Coluna Do Editor – 12 e 13/04/2024

0 184

Cultura

A partir desta segunda-feira (15), Rosselane Giordani não será mais a secretária da Cultura de Toledo. Ela vai assumir uma função na Itaipu Binacional, como esta Coluna adiantou há alguns dias. Rosselane será responsável em acompanhar e orientar entidades com projetos desenvolvidos com recursos da binacional.

Capacidade

Em todos estes anos como jornalista, uma coisa aprendi: a reconhecer a capacidade de alguém no exercício da atividade pública, independente de questões partidárias ou ideológicas, como é o caso de Rosselane. Ela fez um trabalho diferenciado na cultura de Toledo. Muito, mas muito acima da média.

Diferenças

E olha que no passado tive algumas diferenças com Rosselane quando ela era ‘apenas’ jornalista. A ela desejo toda sorte do mundo nessa nova empreitada.

Fiep

A Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), por meio de seu Conselho Temático de Infraestrutura, promove uma reunião na próxima segunda-feira (15), às 14h, no Campus da Indústria, em Curitiba, para debater o panorama atual, desafios e oportunidades do transporte de cargas por ferrovias. Para o evento, foram convidados representantes de indústrias e organizações usuárias do modal ferroviário no Estado e especialistas no tema, além de operadores do sistema e órgãos reguladores.

Mobiização

A reunião faz parte de uma mobilização que a Fiep iniciou neste mês para discutir em profundidade, com participação dos diferentes atores envolvidos, as condições da infraestrutura logística utilizada pelo setor produtivo paranaense. O primeiro encontro, que analisou as condições dos portos, foi realizado no último dia 3. Agora, o debate será sobre a malha ferroviária. Com essa iniciativa, a Fiep pretende que sejam planejadas ações efetivas em curto, médio e longo prazo para aprimorar a infraestrutura logística do Paraná.

Parceria

Até o dia 20 deste mês, integrantes do PT brasileiro participam do 7º Seminário Teórico realizado em conjunto com o Partido Comunista Chinês. Aliás, essa parceria não vem de hoje, pois em 2024 ela completa nada menos que 40 anos.

Placas de carros

Está em tramitação no Senado Federal o projeto de lei 3.214/2023, de autoria do senador Espiridião Amin (PP-SC). De acordo com a proposta, os veículos poderão voltar a circular com as placas informando o estado e a cidade de registro. Uma audiência pública foi convocada para debater o tema.

Segurança

Pelo texto do projeto, o objetivo de trazer de volta essas informações seria para auxiliar as autoridades de segurança pública no sentido de identificar com facilidade a origem de um veículo e se ele possui infrações, roubos, furtos ou outros tipos de crimes.

Nostalgia

Para mim, que nunca entendi o real motivo dessa troca da placa, seria fantástico o retorno dessas informações. Tudo bem que estou ficando velho, mas adorava observar de onde eram os carros nas estradas, até para imaginar quão longe uma família estava de casa.

Adiado

Foi adiado para dia 15 de maio o curso gratuito de Empreendedorismo para Jovens organizado pelo Instituto Gerar. A informação é do vereador Gabriel Baierle (União Brasil).

Saúde mental

O vereador Roberto de Souza (PT), em reunião com a diretora da Saúde Mental de Toledo, Leila Machado, e os coordenadores do Ambulatório de Saúde Mental (ASM), Karen Pivetta, CAPS II, Inês Pastório, do CAPS AD, Alisson Dias Rocha e Bruna Eduarda Estercio do CAPSi Infantil, entregou o oficio da emenda da deputada federal Gleisi Hoffmann, no valor de R$ 100 mil para investimentos nas estruturas dos espaços de saúde mental de Toledo.

Jogos

Recebi o convite para a abertura dos Jogos Regionais do Idoso que acontece em Toledo na próxima semana (17 a 19). Serão 12 municípios participando e mais de 400 atletas disputando as modalidades de vôlei câmbio, vôlei de praia, peteca, handebol por zona, vôlei no escuro (70+) e basquete relógio.

Contação de Histórias

Neste sábado (13), a partir das 10h30 na Biblioteca Pública Municipal do Centro, em Toledo, haverá mais uma edição do projeto de Contação de Histórias. A história da vez será “A Pílula Falante”, do nosso querido autor Monteiro Lobato. E o melhor: é de graça!

Deixe um comentário