Coluna do Editor 23/06/2021

1

Pedágio

Estudo elaborado pelo Grupo de Pesquisa em Mobilidade e Matriz Energética da Universidade Federal da Integração Latinoamerica (Unila), sediada em Foz do Iguaçu, aponta que o valor de pedágios cobrados no Paraná é três vezes maior que as tarifas pagas em Santa Catarina em razão do tipo de concessão. O comparativo entre os preços praticados e os modelos de concessão leva em conta dados de tráfego e valores de pedágio nas praças da Ecocataratas, concessionária que administra o trecho Oeste da BR-277, entre Foz do Iguaçu e Guarapuava, e da BR-101, sob responsabilidade da Arteris Litoral Sul, entre Curitiba e Palhoça (SC).

Emendas

O vereador Chumbinho Silva (PP) comentou que já está na conta da Prefeitura de Toledo recursos para a construção de campos de grama sintética em Toledo, fruto de emendas parlamentares do “eterno deputado federal Dilceu Sperafico. E não é migalha, é verba boa”, disse o vereador, destacando a “importância de termos representação política”, tanto na esfera federal quanto estadual. Foram liberados cerca de R$ 2,3 milhões. “Precisamos nos unir em 2022 para eleger deputados da casa”, finalizou Chumbinho.

Locais

Jozimar Polasso (PP) também comentou sobre as emendas e que já foram feitas as licitações na gestão passada para a implantação de campos de grama sintética no Jardim Anápolis, Vila Rural Félix Lerner, Parque Frei Alceu, Jardim Belo Horizonte, Loteamento Cedro (São Francisco/Panorama) e na região de São Luiz do Oeste. “É de extrema importância a representação política pela facilidade de viabilizar recursos para Toledo”.

Inteligência

Por sua vez, Pedro Varella afirmou ser necessário “ter gente inteligente e com vontade de trabalhar” para haver a possibilidade de eleger alguém em 2022.

Candidato

Elton Welter (PT) concorda que Toledo precisa de um deputado federal e disse ter recebido ligações de várias lideranças regionais o estimulando a se lançar como candidato. “Sou conhecido regionalmente e tenho viabilidade eleitoral”, comentou Welter. “Vou construir essa pré-candidatura”, disse ele, ressaltando não se tratar de “um desejo pessoal e sim fruto de algo coletivo dentro do Partido dos Trabalhadores”.

No muro

Já Gilson Francisco (Cidadania) disse que não vai, por enquanto, afirmar que este ou aquele é seu candidato a deputado, entretanto, afirmou respeitar “muito o ex-prefeito Lucio de Marchi”, um dos pré-candidatos a deputado estadual pelo Partido Progressista.

Lactantes

Por iniciativa do vereador Gabriel Baierle (DEM) a proposição teve a adesão de mais nove vereadores e objetiva a inclusão de lactantes no grupo prioritário de vacinação contra a Covid-19. A Indicação, aprovada na Câmara Municipal, foi encaminhada ao Poder Executivo.

Benefício

Segundo especialistas, um benefício claro da vacinação da gestante e/ou da lactante é propiciar a proteção destas mulheres contra a Covid-19, diminuindo, portanto, o risco teórico de transmitir a infecção aos filhos destas mães vacinadas. Além disso, o leite materno contém anticorpos (IgA secretória contra o SARS-CoV-2) que poderiam potencialmente proteger o bebê amamentado da Covid-19.

Em Curitiba

O prefeito de Cascavel Leonaldo Paranhos passou a segunda-feira (21) em Curitiba para reuniões com o governador Ratinho Junior e secretários do governo do Paraná tratando de obras e investimentos para Cascavel e região.

Nova Ferroeste

Um dos encontros ocorreu na Secretaria de Infraestrutura e Logística (Seil) onde em pauta estava o projeto da nova ferrovia, apresentado pelo secretário Sandro Alex. Durante o encontro, foi apresentado o novo trajeto da ferrovia que vai ligar Cascavel a Maracaju (MS). Os prefeitos assinaram o termo de adesão ao projeto. O novo traçado da Ferroeste promete revolucionar o desenvolvimento da região oeste do Paraná.

PSDB

O presidente nacional Bruno Araújo coordenou, ontem (22), reunião com os presidentes dos diretórios estaduais do PSDB para ampliar o debate sobre as prévias que vão escolher o candidato tucano à Presidência da República. A intenção é fortalecer ainda mais a democracia interna e a participação dos líderes regionais no processo de eleições primárias.